O punta-tacco é uma das manobras
que revelam a diferença entre dirigir e guiar um automóvel - uma manobra
fundamental para que você comece a curtir seu carro. Muitos motoristas tem dúvidas sobre as técnicas do
punta-tacco.
Para começar, é preciso entender
a diferença de rotação do motor nas trocas de marchas. Você está em quarta
marcha, por exemplo, freia e reduz para terceira. Quando tira o pé da
embreagem, sente um tranco na transmissão. Esse tranco é provocado pela diferença
de rotação: se você está a 4.000 rpm em quarta, quando pisa no freio a rotação
cai para 2.500/3.000 rpm. Ao acionar a embreagem, o giro do motor cai
rapidamente para 1.500/1.800 rpm. Você então cola a terceira marcha, solta a
embreagem e a rotação sobe subitamente para 3.000/3.500 rpm, impulsionada pela
ação mecânica das rodas. Esta diferença em questão de frações de segundo
provoca o desequilíbrio do conjunto motriz/transmissão.
Quanto maior a diferença de giros
entre as marchas e mais rápida for a redução, maior o tranco. É aí que o
punta-tacco se torna fundamental.
O que é ?
Manobra técnica realizada nas reduções de marcha para ajustar as rotações do motor.
Para que serve?
Reduzir ou anular trancos na redução de marcha e preservar a integridade da transmissão
Quando usar ?
Sempre que reduzirmos uma marcha.
Por que usar ?
Melhorar o equilíbrio dinâmico do carro durante as reduções de marchas e frenagens.
Como fazer ?
Ao frear, acione simultaneamente o pedal do acelerador com um toque rápido e leve, enquanto estiver reduzindo a marcha. Na maioria dos carros modernos, a disposição dos pedais de freio e de acelerador permite que se aperte o freio com o peito do pé e se acione o acelerador com a lateral, efetuando movimento mais preciso e rápido. Em alguns carros, é preciso recorrer à manobra antiga, ou seja, pisar no freio com o peito do pé e acionar o acelerador com o calcanhar.