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domingo, 2 de junho de 2013

Ford Escort reaparece em ' Velozes e Furiosos 6'




O Ford Escort é um dos carros do sexto filme “Velozes e Furiosos”. Ele é apresentado na versão MK1 e pertence à primeira geração da linha, do final dos anos 60. Recentemente o carro também voltou à mídia com a apresentação do Escort Concept em Xangai, na China, na forma de um sedã médio.


Em suas diversas gerações, o Escort percorreu vários mercados mundiais e marcou presença nas pistas de corrida. No Brasil, foi lançado em 1983, como a primeira iniciativa Ford de carro mundial.

Próxima geração do VW Gol usará plataforma do UP!



Após aplicar a primeira reestilização da quinta – ou terceira, de fato – geração do Gol, a Volkswagen já trabalha na próxima linhagem do compacto. Segundo o site Automotive Business, o modelo adotará a plataforma do hatch Up!, que chega às lojas brasileiras no fim do ano. A mecânica é derivada de uma arquitetura já utilizada na Europa e terá variações para dar vida aos futuros Voyage e Saveiro e ao crossover pequeno Taigun.


Com a adoção da nova plataforma, o Gol ganhará em qualidade construtiva e soluções modernas, afinal o produto atual adota a mecânica PQ24, derivada do Polo, datada do início dos anos 2000. A VW terá vantagens ainda em termos de economia de escala, compartilhando componentes entre diversos produtos de grande volume. O Up!, como sabe, vem para substituir o Gol G4.

Outra novidade oriunda do subcompacto que chegará a outros produtos é o motor 1.0 de três cilindros da linha EA-211. Com 12 válvulas e cerca de 80 cv, o propulsor também chegará ao Fox. Fala-se em sua adoção no acabamento ecologicamente correto BlueMotion mesmo antes da chegada do Up!.

A VW ainda deve globalizar sua linha com outras novidades. O Brasil deve passar a fazer o Santana, que pode emprestar plataforma para o próximo Fox, e o Golf, que estreia a modular MQB no País ao lado do Audi A3. Esta última pode dar origem a diversos outros modelos, como Jetta, Tiguan e mesmo Passat, que não terá montagem nacional.

Versão de entrada da Amarok fica mais potente




Depois da Argentina, é a vez do Brasil receber a Amarok com mais potência. Como anteriormente, a picape média da Volkswagen recebeu maior cavalaria, mas agora em sua motorização de entrada. Antes com 122 cv, a versão S passa a dispor de 140 cv, fornecidos pelo mesmo 2.0 turbinado, a diesel.

Para gerar mais força, o 2.0 recebeu nova calibração na central de gerenciamento eletrônico (ECU). As mudanças permitiram que os picos de potência e torque chegassem em rotações mais baixas. Agora são 140 cv a 3.500 rpm (antes eram 122 cv a 4.000 rpm) e 34,7 kgfm a 1.600 rpm. A depender da configuração, a aceleração de 0 a 100 km/h pode variar entre 12,6 e 13,1 segundos, com máxima de até 168 km/h. O 2.0 TDI biturbo mantém os 180 cv – o original entregava 163 cv.


A Amarok S é a opção de entrada do comercial leve germano-argentino. Com cabines simples (4×2/4×4) ou dupla (4×4), ela oferece direção hidráulica, ar condicionado, airbag duplo, freios antitravamento (ABS), controle de tração (TCS) e bloqueio do diferencial (ELD). As rodas de aço têm 16 polegadas e há pintura no para-choque frontal. Entre os opcionais, há revestimento em couro, sistema de som com MP3 e Bluetooth, sensor de estacionamento traseiro, auxílio de partida em rampa (HSA) e de frenagem em declives acentuados (HDC), controle de estabilidade (ESC) e trio elétrico.

Atualmente, a Amarok é a terceira colocada entre as picapes médias, atrás somente de Chevrolet S10 e Toyota Hilux.

Ford testa, na Austrália, nova versão do Everest, SUV da Ranger





A Ford está testando a nova geração do utilitário-esportivo Everest na Austrália. Mesmo tendo anunciado sua saída como montadora daquele País, a empresa aproveita o know-how local para desenvolver o SUV derivado da picape Ranger. Flagrado ainda como mula, o modelo deve ganhar versão definitiva somente 2014. Ele tem produção cogitada na Argentina, a fim de fazer frente ao Toyota SW4.


As fotos do site Cars Guide pouco revelam a cerca do SUV, a não ser sua existência. A dianteira adotada é da versão de entrada da Ranger, sem pintura no para-choque. A parte posterior é semelhante à do crossover Territory, criado especificamente para aquele mercado. No entanto, o Everest terá estilo próprio, com linhas seguindo as últimas criações da empresa neste sentido, como se vê no EcoSport.