A Volkswagen completa neste
sábado (23) seus 60 anos de atividades no Brasil. Nesse período, mais de 20
milhões de veículos já foram produzidos no país, que foi a primeira operação da
marca fora da Alemanha e deu início à expansão global da marca. Outras marcas
da empresa no país foram o pioneirismo e a inovação tecnológica em diversas
áreas, como o lançamento do primeiro carro flex, há exatos dez anos.
Outro destaque foram as
exportações, com mais de 3 milhões de unidades destinadas a 147 países. Também
se destaca pelos 50 anos de liderança em vendas de um modelo da marca no
mercado nacional. Em 2012 o Gol alcançou 26 anos consecutivos de liderança nas
vendas no Brasil. Lançado em 1980, o carro superou em agosto do ano passado a
marca de 7 milhões de unidades produzidas. Com os 24 anos de liderança do
Fusca, a empresa contabiliza meio século no topo do ranking de vendas.
Mesmo com a chegada de novas
marcas- o que acirrou a concorrência- 2012 foi o melhor ano da história da
Volkswagen no Brasil. No último ano a Volkswagen atingiu a marca recorde de
852.086 unidades produzidas, volume que consolida a empresa como a maior
fabricante de veículos do país. As vendas acompanharam essa evolução – foram
768.395 unidades comercializadas em 2012, incluindo veículos de passeio e
comerciais leves. Bateu recorde também na produção anual de motores, superando
900 mil unidades.
Suas atividades começaram em
1953, montando os modelos Fusca e Kombi em um galpão no bairro do Ipiranga
(zona sul de São Paulo). A inauguração oficial da fábrica Anchieta, em São
Bernardo do Campo, aconteceu em 18 de novembro de 1959, por onde o então
Presidente da República, Juscelino Kubitschek, circulou a bordo de um Fusca
conversível.
Hoje as mais de 600
concessionárias da marca comercializam 22 modelos. Suas quatro fábricas
instaladas no país – São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São José dos
Pinhais (PR) e São Carlos (SP) – empregam 22.500 pessoas. Para até 2016 a
empresa tem um plano de investimentos de R$ 8,7 bilhões, para o desenvolvimento
de novos produtos e a elevação da capacidade produtiva.
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