O Chery Celer será fabricado no Brasil, na planta de Jacareí, em São Paulo. Para viabilizar a linha de montagem a chinesa anunciou um investimento de US$ 400 milhões para construir uma fábrica com capacidade de 150.000 carros/ ano. Porém, as primeiras unidades foram importadas de Wuhu, na China. De acordo com a chinesa, foi necessário adequar 140 itens, incluindo motor, transmissão e acabamento interno, na tropicalização. Em 2013, a Chery Brasil prevê comercializar 7.000 unidades do Celer, sendo 75% na versão Hatch e 25% na Sedan.
O Celer tem um valor sugerido de R$ 35.990(hatch) e R$ 36.990 (Sedan). Ele vem equipado com um motor flex de 108 cv abastecido com etanol. Entre os principais equipamentos do modelo estão: ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, freios ABS com EBD, alarme antifurto, vidros, travas e retrovisores elétricos e rádio CD com entrada USB.
Com 4,13 m (4,27 m Sedan) de comprimento, 1,68 m de largura, 1,50 m de altura e 2,53 m de entre-eixos, o chinês consegue levar 380 litros (hatch)e 450 litros (Sedan) de bagagem. Equipado com uma transmissão de cinco velocidades e pesando 1.200 kg, o Celer consegue registrar uma relação peso-potência de 11 kg/cv, ou seja, muito alta para a proposta familiar, uma vez que o modelo registra uma capacidade de carga de 375 kg. A prova também está no lento resultado da aceleração de 0 a 100 km/h em 11,9s. Tudo bem que o número não é tão baixo se comparado com os populares nacionais, mas trata-se de um motor 1.5.
O design do Celer é agradável , ele foi desenvolvido pelo Estúdio Torino Design, da Itália. Se a beleza por fora é eficaz, por dentro o carro deixa a desejar com a robustez dos comandos do rádio. Se comparado com as primeiras unidades chinesas desembarcadas no Brasil, o Celer está um pouco superior no quesito acabamento. Nada que supere os populares nacionais e quase igual aos outros modelos da JAC.
Ficha técnica:
Motor: 4 em linha, dianteiro, transversal, 1.496 cm³
Potência: 108 cv
Torque: 14 kgfm
Câmbio: Manual, 5 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
Rodas: Dianteiras e traseiras em aro 15” de liga-leve
Pneus: Dianteiros e traseiros 185/60 R15
Comprimento: 4,14 m/ 4,27 m
Altura: 1.50 m
Largura: 1,68 m
Entre-eixos: 2,50 m
Porta-malas: 380l / 450l
Peso: 1.200 kg
Tanque: 50 litros
Suspensão: McPherson e traseira semi-independente
Freios: Disco (dinteiro) e tambor (traseiro)
Preço: R$ 35.990