A Ford confirma a
fabricação da nova geração do Focus na fábrica Argentina, ainda em 2013. Além
de investimentos que totalizam US$ 200 milhões (algo em torno de R$ 394
milhões) na unidade de produção do novo modelo que será exportado para vários
países da América Latina. Ainda de acordo com a marca norte-americana, cerca de
300 novos empregos serão gerados e uma série de peças serão produzidas
localmente, com um aporte financeiro de US$ 60 milhões.
A nova geração do Focus chegará às lojas Brasileiras a partir de setembro
próximo. O carro vem para brigar entre os novos modelos médios que estão para
chegar ao mercado, como o novo Volkswagen Golf, Kia Cerato hatch, Hyundai i30 e
companhia. Em relação ao Focus atual, o
novo terá boas novidades . A principal delas é o estilo, alinhado com o que a
Ford oferece no resto do mundo.
Equipado com o eficiente motor 1.6 16V Sigma, possivelmente
com comando variável de válvulas, o Focus continuará a oferecer o motor 2.0
Duratec. Há a esperança de que ele seja vendido com o 1.6 EcoBoost, turbo, uma
das boas referências em downsizing. A boa notícia, no entanto, é que o câmbio
automático de quatro marchas, lento e antiquado, será finalmente aposentado.
Seu lugar será ocupado pelo automatizado de dupla embreagem, o famoso
Powershift.