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domingo, 31 de março de 2013

VW comemora 10 milhões de unidades produzidas da "família gol"







A cada 47 segundos um veículo da família Gol é concluído nas fábricas da Volkswagen em São Bernardo do Campo e Taubaté, ambas no estado de SP. Iniciada em 1980, a linha alcançou nessa segunda-feira (25) a marca de 10 milhões de unidades produzidas. Esse número corresponde pela metade de todos os carros já produzidos pela VW no Brasil, onde atua desde 1953.






Carro-chefe da marca no País, o Gol já acumula 7,1 milhões de unidades em 33 anos de mercado. Em seguida vêm o Voyage, com 1,1 milhão de exemplares, e os modelos Saveiro e Parati, cada um com 900 mil unidades fabricadas.




Segundo a VW, de todo volume produzido da família Gol, mais de 1 milhão de carros foram exportados para 60 países em todos os continentes. Atualmente a marca envia o Gol e seus derivados para nove países: Egito, Haiti, Libéria, Bahamas, Angola, Jordânia, Uruguai, Paraguai, México e Argentina, sendo esses dois últimos os principais importadores de carros brasileiros da Volkswagen.




O Gol é o carro mais vendido no Brasil há 26 anos seguidos.



20 anos da última vitória de Ayrton Senna no Brasil




Ayrton Senna não é apenas o piloto que mais venceu corridas na história da McLaren – 35 de suas 41 conquistas foram com a equipe inglesa. O tricampeão foi também o responsável pela centésima vitória do time na Fórmula 1, façanha alcançada há 20 anos no Grande Prêmio do Brasil.




Válida pela segunda rodada da temporada 1993, a prova – no Autódromo de Interlagos, em São Paulo – foi disputada no dia 28 de março, com arquibancadas lotadas para aquele que seria o segundo triunfo de Senna em casa – o primeiro foi em 1991.




Terceiro colocado no grid, atrás das Williams-Renault de Alain Prost e Damon Hill, o piloto da McLaren-Ford não teve vida fácil. Na largada, saltou para segundo, mas perdeu a posição para Hill na décima volta e passou a ser pressionado pela Benetton-Ford de Michael Schumacher. E precisou cumprir uma punição de dez segundos nos boxes por ter feito ultrapassagem em trecho de bandeira amarela.




Quando a vitória parecia distante, surgiu a chuva, que ocasionou o abandono de Prost. Conforme a pista secava, Senna partiu para o ataque sobre Hill, fazendo uma bela ultrapassagem na subida da curva do Laranjinha. Dali em diante não teve para ninguém.




Ayrton venceu e a torcida invadiu a pista para saudar o herói do dia. Hill chegou em segundo, seguido de Schumacher.

Conceito: Kia CUB





A Kia mostrou no Salão de Nova Iorque o CUB, conceito que não chegará à produção, sendo apenas um estudo de design. Com quatro metros de comprimento, possui linhas e detalhes futuristas, como retrovisores com câmera, luzes de LED, portas suicidas e rodas de 19 polegadas.



Para melhorar o espaço livre para entrada e saída o carro não dispõe da coluna B, uma vantagem propiciada pelas portas suicidas. O interior possui dois itens que despertam curiosidade. O volante faz leitura de dados biológicos do condutor e monitora sua saúde. Uma câmera no painel reconhece gestos faciais, fazendo com que algumas funções sejam ativadas sem usar as mãos.




A motor que equipa o conceito é o 1.6 GDi de 204 cv a gasolina com injeção direta e turbo, o mesmo utilizado em alguns modelos produzidos em série. A transmissão é automática. As linhas deste conceito vão servir de inspiração para alguns dos próximos modelos da marca.






VW Golf Geração 7 ganha título de "Carro Mundial de 2013"




O Golf geração 7 faturou mais um prêmio para a Volkswagen. O hatch ficou com o primeiro lugar na categoria "Geral" do "Carro Mundial do Ano 2013" e bateu concorrentes de peso como o Mercedes-Benz Classe A, Porsche Boxster/Cayman e Toyota GT86/Subaru BRZ. Na categoria "Desempenho", o campeão foram os irmãos Porsche Boxster/Cayman. O Jaguar F-Type levou o prêmio na categoria "Design" e o Tesla Model S faturou na categoria "Ecológico".




A responsabilidade por eleger os vencedores fica a cargo de um júri composto por 66 jornalistas de diversas partes do globo - dos quais dois são brasileiros. Os ganhadores foram revelados durante uma cerimônia no Salão de Nova York, nos Estados Unidos.




Em 2012, os ganhadores foram o Volkswagen Up! – na categoria geral –, Porsche 911 – na categoria desempenho, Range Rover Evoque – na categoria design e o Mercedes-Benz S 250 CDI BlueEFFICIENCY – na categoria carro ecológico.



Subcompacto Nissan Dayz está nos planos da marca para o Brasil


A Nissan revelou no Japão dois modelos subcompactos que fez em parceria com a Mitsubishi e que serão vendidos apenas naquele país. Contudo, embora um projeto japonês pareça distante do mercado brasileiro, sinaliza como será o futuro da Nissan do Brasil e sua fábrica de Resende, no interior do Rio de Janeiro.

Os carrinhos japoneses, chamados de Dayz e Dayz Highway Star, são as primeiras indicações de como será o carro que a Nissan fará em sua nova fábrica brasileira em 2015, juntamente com March e Versa. Aliás, se no Japão a empresa usará plataforma combinada com a Mitsubishi, aqui terá missão ainda mais fácil, que é a de aproveitar a base do March.

A montagem do subcompacto no País foi confirmada pelo presidente mundial da Nissan, Carlos Ghosn, ao jornal japonês Nikkei no fim de 2011.

O visual do modelo brasileiro seria baseado no do Dayz (foto), que tem a identidade mundial de design da fabricante. Já o Highway Star é totalmente voltado para o mercado japonês até em termos visuais. O motor do modelo seria o 1.0 flexível de até 74 cv do March.

E o momento atual ajuda a confirmar o projeto da Nissan. A Volkswagen começa a produzir o Up em outubro e a Fiat prepara um subcompacto para sua fábrica de Goiana (Pernambuco) para substituir o Mille em 2014. No mesmo ano a Ford lançará a nova geração do Ka.

GM prepara nova geração do Cruze


Após renovar quase toda a sua linha em menos de dois anos, a GM prepara mudanças no modelo que iniciou tal mudança: o Cruze, lançado por aqui em setembro de 2011, dois anos após sua estreia internacional. Sua chegada no Brasil marcou a ruptura com a linha Opel alemã e o início de uma fase mais diversificada. O Cruze foi gestado na Coreia do Sul pela Daewoo, marca do grupo GM agora chamada de Chevrolet no país asiático. Na mira estavam os sedãs de sucesso com origem oriental, como Toyota Corolla, Honda Civic e as novidades da Hyundai e da Kia. A segunda geração está sendo gestada na Alemanha, com grande participação da sede norte-americana. Protótipos flagrados nos EUA, embora disfarçados, permitem fazer projeções de como será o sedã. A previsão é que ele chegue aos mercados da Ásia, Europa e América do Norte em 2014, e ao Brasil em 2015.




As linhas vão aproveitar muitos elementos do conceito Chevrolet Tru 140S, exibido há pouco mais de um ano no Salão de Detroit. O conceito é de um cupê, indicado para ocupar a vaga deixada há muitos anos pelo Opel Calibra, que derivava do Vectra. A base do novo esportivo será a nova D2XX desse novo Cruze, uma evolução da atual, a Delta II.




O Cruze brasileiro chegou impondo respeito no segmento dos sedãs médios, e deixando pouca saudade do antecessor Vectra. Foi seguido em 2010 pela versão hatch (Sport6), também muito bem recebida pelo público. Mas num segmento tão competitivo, não dá para ficar muito tempo sem novidades. Na Argentina, que recebe o Cruze diretamente da Coreia, já há leves mudanças na grade, nos para-choques e nas rodas.




O Brasil deverá pular esse facelift de meio de vida e partir diretamente para a segunda geração do modelo, em meados de 2015. Pelo que se vê na projeção, o novo Cruze terá carroceria mais fluida, seguindo a nova tendência de sedãs com três volumes não tão marcados. Na frente, a linha do capô e do para-brisa se encontra de forma menos abrupta. E atrás, o porta-malas é mais alto e menos longo, algo que já se vê no novo Prisma, por exemplo. Faróis e lanternas têm lentes mais limpas e menos recortadas. Os efeitos mais marcantes ficam por debaixo das lentes, graças ao uso de leds e lâmpadas mais modernas.

Os flagras indicam maiores dimensões para o novo Cruze, e também um incremento de espaço nos bancos traseiros e no porta-malas. Internamente, são esperadas mudanças radicais também, obviamente com adoção de uma tela ao estilo MyLink do Onix, mas com dimensão maior e mais recursos. Mecanicamente, uma das poucas novidades será a opção de tração integral.

Dodge Durango mal chegou ao Brasil e já vai mudar


O  Durango  nem acabou de ser lançado no Brasil e já está de cara nova nos Estados Unidos. A versão 2014 do Dodge Durango, foi atração da marca no estande no Salão do Automóvel de Nova York 2013, com mudanças estéticas por dentro e por fora e até alterações na  mecânica.




O Dodge Durango 2014  estreia nas lojas nos Estados Unidos no segundo semestre deste ano




As mudanças externas do Dodge Durango 2014  não foram tão extensivas com alterações na lataria, por exemplo, mas o novo conjunto óptico, deu um ar mais requintado ao modelo, com detalhes em LEDs. As lanternas na traseira agora se estendem por toda a tampa do porta-malas. Mudam ainda o desenho da grade frontal, as rodas e os para-choques.




Por dentro as mudanças são ainda mais evidentes. O Dodge Durango agora conta com tela digital de 8,4 polegadas sensível ao toque no centro do painel e outras duas telas nas costas dos bancos dianteiro para os  que viajam na traseira. Mudam também o volante, que foi reestilizado e ganhou mais funções e as luzes da cabine, que pode até mudar de cor.




A novidade mecânica é o câmbio automático de oito velocidades, substituindo o de cinco velocidades. Os motores continuam os mesmos, mas o V6 3.6 passou de 285 cv para 290 cavalos de potência. Já o top de linha segue com o motor 5.7 V8 Hemi de 360 cv.