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sábado, 30 de março de 2013

Chevrolet Camaro 2014 recebe facelift, além de motor 7.0 V8 de 500cv na versão Z/28



O aguardado facelift do Chevrolet Camaro foi finalmente revelado no Salão de Nova York, que fica aberto ao público até 7 de abril nos EUA. As maiores mudanças para o modelo que chega como 2014 estão na grade frontal, mais afilada e com os faróis maiores e de lentes retangulares. As quatro lanternas traseiras deram lugar a dois conjuntos únicos e mais largos, dando uma cara mais moderna ao modelo. Por dentro as mudanças foram poucas.






A única configuração que teve os dados técnicos revelados foi a esportiva Z/28, que mira os interessados num carro que ande bem também nas pistas de corrida. Com bancos da marca Recaro, freios de composto carbono-cerâmico e rodas de 19 polegadas, essa versão recebeu um potente motor 7.0 V8 a gasolina capaz de entregar 500 cv para dar conta de sua proposta de competição.









sexta-feira, 29 de março de 2013

Mercedes Classe A pode custar a partir de R$ 99.990,00. Marca não confirma informação





Com lançamento marcado para a próxima semana, o novo Mercedes Classe A já teve valores divulgados pela rede de concessionários Caltabiano. Segundo a empresa o hatch premiu custará a partir de R$ 99.990 na versão Style e R$ 109.990 na Urban. A Mercedes, por sua vez, divulgou nota dizendo que tais valores não estão corretos, e que só divulgará os valores na ocasião do lançamento do modelo.




A Mercedes-Benz já havia sinalizado a intenção de vender o modelo por preços abaixo dos R$ 100 mil, mas após o ocorrido há expectativa que os preços fiquem mais próximos de seu principal concorrente, o BMW Série 1, que na versão de entrada 116i custa R$ 89.950.




Tanto na versão Urban como na Style o A200 conta com o mesmo motor do Classe B, um 1.6 turbo  de 156 cv acoplado a uma transmissão sequencial de dupla embreagem e sete velocidades. Até o final do ano chega a versão esportiva A250, com um 2.0 Turbo de 211 cv.



terça-feira, 26 de março de 2013

Punta tacco


O punta-tacco é uma das manobras que revelam a diferença entre dirigir e guiar um automóvel - uma manobra fundamental para que você comece a curtir seu carro. Muitos  motoristas tem dúvidas sobre as técnicas do punta-tacco.



Para começar, é preciso entender a diferença de rotação do motor nas trocas de marchas. Você está em quarta marcha, por exemplo, freia e reduz para terceira. Quando tira o pé da embreagem, sente um tranco na transmissão. Esse tranco é provocado pela diferença de rotação: se você está a 4.000 rpm em quarta, quando pisa no freio a rotação cai para 2.500/3.000 rpm. Ao acionar a embreagem, o giro do motor cai rapidamente para 1.500/1.800 rpm. Você então cola a terceira marcha, solta a embreagem e a rotação sobe subitamente para 3.000/3.500 rpm, impulsionada pela ação mecânica das rodas. Esta diferença em questão de frações de segundo provoca o desequilíbrio do conjunto motriz/transmissão.

Quanto maior a diferença de giros entre as marchas e mais rápida for a redução, maior o tranco. É aí que o punta-tacco se torna fundamental.

O que é ?

Manobra técnica realizada nas reduções de marcha para ajustar as rotações do motor.

Para que serve?

Reduzir ou anular trancos na redução de marcha e preservar a integridade da transmissão

Quando usar ?

Sempre que reduzirmos uma marcha.

Por que usar ?

Melhorar o equilíbrio dinâmico do carro durante as reduções de marchas e frenagens.

Como fazer ?                                                                                                                             

Ao frear, acione simultaneamente o pedal do acelerador com um toque rápido e leve, enquanto estiver reduzindo a marcha. Na maioria dos carros modernos, a disposição dos pedais de freio e de acelerador permite que se aperte o freio com o peito do pé e se acione o acelerador com a lateral, efetuando movimento mais preciso e rápido. Em alguns carros, é preciso recorrer à manobra antiga, ou seja, pisar no freio com o peito do pé e acionar o acelerador com o calcanhar.




Toyota lança na Tailândia o sedã Vios. Modelo poderá ser fabricado também no Brasil




O Etios não é mais o único sedã compacto vendido pela Toyota nos mercados emergentes. A marca japonesa apresentou o Vios, um projeto feito sob a mesma plataforma do Etios, mas com mais refinamento.




O estilo é bastante diferente do Etios, sendo nitidamente inspirado no novo Corolla. Sua receita é a mesma de modelos como Nissan Versa e Renault Logan, oferecendo bastante espaço interno por um preço mais convidativo. O Vios tem 4,40 metros de comprimento, 1,70 metro de largura e 2,55 metros de distância entre eixos.




A montadora afirma que o Vios será produzido na Tailândia e exportado para 80 países a partir de 2013. Especula-se que o modelo pode ser feito no Brasil, onde preencheria a lacuna existente entre o Etios Sedan e o Corolla, concorrendo diretamente com o Honda City. Além de aproveitar a mesma plataforma do Etios, o Vios poderia ser tranquilamente produzido na planta de Sorocaba, que deve produzir até 70 mil unidades neste ano, embora tenha capacidade para fabricar até 400 mil veículos.





Chinesa Geely iniciará suas operações no Brasil em agosto


Depois de vinte meses após a assinatura do contrato de representação, a chinesa Geely, representada pelo Grupo Gandini, anuncia o início das suas operações no Brasil em agosto deste ano. O hatch compacto LC 1.0 (R$ 35.000) e o sedã EC7 (R$ 55.000), serão os primeiros a chegar ao mercado.







O primeiro Geely a ser comercializado no País será o sedã médio EC7, a partir de agosto próximo, quando a importadora espera ter nomeado cerca de vinte concessionárias, inicialmente nas regiões Sul e Sudeste. Em novembro, a Geely Motors do Brasil lança o hatch compacto LC 1.0. Ambos os modelos virão da nova linha de montagem da Geely International Corporation em Montevidéu, no Uruguai.






De acordo com José Luiz Gandini, presidente do Grupo Gandini, o projeto Geely só voltou a ter viabilidade econômica com a linha de montagem de dois modelos da marca chinesa, com início previsto para o segundo semestre deste ano em Montevidéu, no Uruguai, e também com planos, por parte da direção chinesa, de ter uma unidade fabril no Brasil.







“Embora a linha de produtos Geely International Corporation seja mais ampla, vamos trazer inicialmente os modelos a serem produzidos no Uruguai”, enfatiza Ivan Fonseca e Silva, presidente da Geely Motors do Brasil. “Antes do projeto Uruguai, os carros da Geely vindos diretamente da China estavam inviabilizados, sob o ponto de vista de preço final do consumidor, já que os modelos competem diretamente com outros importados e nacionais das mesmas categorias”, complementa.






A marca pretende vender 420 unidades/mês do hatch LC 1.0 e 360 unidades/mês do sedã EC7 . “Embora os preços ao consumidor ainda não estejam definidos, pretendemos lançar o sedã por cerca de R$ 55 mil e o hatch em torno de R$ 35 mil”, afirma Fonseca.






O hatch compacto LC 1.0 terá um motor 1.0 de 68 cv e contará com um pacote mais completo, com ar condicionado, direção elétrica, trio elétrico, airbags, ABS, entre outros itens de conforto e segurança. Já o sedã EC7 virá nas versões com câmbio mecânico de cinco marchas e automático CVT, com motor 1.8 com bloco de alumínio de 140 cv. A Geely Motors do Brasil só vai disponibilizar o EC7 com ar condicionado, direção hidráulica, bancos revestidos em couro, entre outros itens de conforto.







segunda-feira, 25 de março de 2013

Nissan apresenta a Frontier...2014 !!!


O primeiro trimestre de 2013 nem terminou e a Nissan já apresentou a linha 2014 da picape Frontier. A grande novidade está no visual externo, com a grade dianteira maior. O estilo foi usado antes pela série especial “10 anos”, apresentada em 2012. Além disso, a Frontier alterou o nome das versões, alinhando-as com as dos demais modelos da marca. A de entrada XE passa a se chamar S, a intermediária SE vira SV Attack, enquanto a LE torna-se SL.







A versão básica agora passa a contar com computador de bordo. A SV Attack traz novo rádio com CD, MP3 e entradas auxiliar e para cartão SD, além rodas de liga leve com design novo. A SL AT tem novas rodas de liga leve aro 18, volante de couro, bancos de couro com a identificação das versões estampada, chave presencial, controle dinâmico do veículo (VDC); câmera de ré e ar-condicionado digital automático de duas zonas. Toda a linha da picape Frontier conta airbag e freios com sistema antitravamento ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) como item de série.







A motorização continua sendo um 2.5 turbodiesel que pode desenvolver 163 cv ou 190 cv, dependendo da versão. A transmissão é manual de seis marchas ou automática de cinco. A Frontier 2014 pode ser adquirida com tração 4x2 ou 4x4. Todas as versões possuem cabine dupla.

Confira a tabela de preços da Nissan Frontier 2014

Frontier S 4x2 (163 cv): R$ 91.990.
Frontier S 4x4 (190 cv): R$ 100.490.
Frontier SV Attack 4x2 (163 cv): R$ 98.990.
Frontier SV Attack 4x4 (190 cv): R$ 107.490.
Frontier SL automatic 4x4 (190 cv): R$ 128.590.

Chevrolet também terá um sub compacto de entrada.

Alvo é o VW Up


A Chevrolet se prepara para desenvolver um hatch mais barato que o Celta, com preço na faixa de R$ 25 mil. A informação é da Agência Autodata, citando entrevista com o presidente da empresa para a América do Sul, Jaime Ardila. Os planos são de vender o novo carrinho já em 2015.






O modelo terá custo de materiais para produção limitado a R$ 9 mil e será equipado com um novo motor de 1 litro e três cilindros.

Esse tipo de propulsor também foi mostrado pela Volkswagen no protótipo Taigun, destaque do Salão do Automóvel de São Paulo, no início do mês. O motor deverá estar no Up, hatch de entrada que a marca vai produzir no País.

O carrinho da Chevrolet, aliás, terá o Up como principal rival. São modelos sub compactos, com dimensões inferiores às dos atuais modelos de entrada das duas marcas – Celta e Gol G4, no caso da Volkswagen. O porte é semelhante ao do 500 – porém, o mexicano da Fiat é um produto sofisticado e, no Brasil, de nicho.

O Up começa a ser produzido no ano que vem na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que está sendo ampliada para receber o novo modelo.

Outro que pode concorrer com os dois sub compactos é o KA, cuja próxima geração está prevista para 2014. O modelo usará plataforma do EcoSport e será produzido junto com o utilitário-esportivo em Camaçari, na Bahia.

Assim como o Up e o “Celtinha” – apelido pelo qual Ardila se refere ao pequeno Chevrolet –, o KA trará motor de três cilindros. A produção desse propulsor no País já foi confirmada pela Ford. Sua linha de montagem ficará na fábrica de Taubaté, interior de São Paulo.

Por ora, as sul-coreanas Hyundai e Kia são as que já utilizam motores 1.0 de três cilindros no País – com o nacional HB20 e o importado Picanto.