Translate

sábado, 13 de abril de 2013

Equipe de Bruno Senna estréia com pole no Mundial de Endurance







A equipe formada por Bruno Senna, pelo alemão Stefan Mücke e pelo inglês Darren Turner conquistou, com seus Vantage V8, a pole position da categoria GTE Pro das 6 Horas de Silverstone, na abertura do Campeonato Mundial de Endurance. O outro carro da equipe Aston Martin, dividido pelo português Pedro Lamy, pelo francês Fred Makowiecki e pelo canadense Paul dalla Lana vem logo atrás, na segunda colocação, à frente das Ferrari F458 e das Porsche 911 RSR.




Pela intimidade maior com o carro, o brasileiro teve a responsabilidade de fazer a tomada classificatória, apesar de só ter conseguido dar duas voltas na segunda sessão de treinos livres por causa da forte chuva. Satisfeito com o resultado, ele elogiou o trabalho em equipe, mas admitiu que a irregularidade do asfalto atrapalhou seu desempenho.




- Foi uma classificação difícil, porque o asfalto estava praticamente seco, mas em alguns trechos e nas zebras ainda estava molhado - analisou o piloto.

No qualifying, o tempo melhorou. Os carros da GTE foram os primeiros a completar a etapa de 20 minutos, na qual um sistema determinava o resultado ao fazer a média das duas melhores voltas de dois pilotos por carro. Pouco depois, logo no início da classificação das mais velozes categorias de protótipos LMP1 e LMP2, a temperatura despencou 10 graus e a chuva voltou brevemente, embaralhando o grid. O mais veloz foi o Toyota TS030-Hybrid LMP1 do austríaco Alexander Wurz e do francês Nicolas Lapierre.

Os resultados finais só foram confirmados mais de uma hora depois do encerramento do qualifying, em virtude de uma falha no sistema de cronometragem. A equipe de Bruno ainda estuda a melhor ordem de pilotos para irem à pista.

- Como eles tem mais experiência com o carro e andaram mais nos treinos, a tendência é que eu seja o segundo a pilotar - finalizou.

Lewis Hamilton larga na pole no GP da China




Lewis Hamilton busca sua terceira vitória no Grand Prix de Xangai amanhã, após a pole position conquistada hoje, com a melhor volta de 1’34”484 no Q3, qualificação em que todos minimizam a quilometragem, a fim de preservar os pneus.




O campeão mundial de 2008 estava  encantado com sua primeira pole desde que entrou para a Mercedes e será acompanhado na primeira fila por Kimi Raikkonen da Lotus, que já havia definido o 2º tempo mais rápido com 1’34”761. No entanto, o finlandês pode ser investigado depois de Adrian Sutil afirmou que o impediu durante sua corrida final no Q1.

Fernando Alonso terminou em terceiro com a Ferrari com 1’34”788, à frente de Nico Rosberg com 1’34”861 e da Ferrari do brasileiro Felipe Massa com 1’34”933s.

Romain Grosjean, piloto da Lotus, foi o sexto com 1’35”364, acompanhado de Daniel Ricciardo, cujo Toro Rosso foi o sétimo com 1’35”998, depois vem a McLaren de  Jenson Button com  2’ 05”673.

Sebastian Vettel vai largar num modesto nono lugar para a Red Bull, mas com livre escolha de pneus para a corrida depois de não conseguir registrar um tempo no Q3. O atual campeão mundial - que junto com Button optou por rodar com composto médio na sessão final -  abortou a sessão  após um problema de travamento no hairpin. Nico Hulkenberg também não conseguiu registrar  tempo e vai começar na décima com sua Sauber . 




Mark Weber, da Red Bull, teve pane seca e foi desclassificado, largará em último no grid.