Translate

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Grupo VW confirma marca de baixo custo para países do BRICS






A VW confirmou na China que criará uma nova marca para vender carros de baixo custo de produção e preço baixo nos mercados do BRICS. A montadora indicou inicialmente China, Rússia e América do Sul como alvos principais, mas deverá atuar também em outros emergentes.

O ponto de partida do “carro do povo” do grupo alemão será a China, onde os preços deverão ficar abaixo dos 80.000 yuans ou R$ 24.800, que é o menor preço praticado pela Volkswagen por lá. A marca alemã terá inspiração na rival Renault/Dacia para direcionar sua política de baixo preço.

Para a Volkswagen, o sucesso dos franco-romenos na Rússia e América do Sul, atraiu a atenção da empresa, que classifica os modelos da Renault/Dacia como bastante adaptados para ter custo baixo de produção. A imprensa alemã fala em preços a partir de 56.000 yuans ou R$ 17.400. A entrada no mercado Europeu ficará para um segundo plano, enquanto que o lançamento deverá ocorrer somente em 2016.

No Brasil, com certeza a Volkswagen não irá oferecer carros, mesmo que de outra marca, com valor abaixo dos R$ 21.000 ou R$ 22.000. Acima disso, já teremos  o VW Up!. Então, a proposta de uma nova marca, pelo menos no Brasil, não parece muito boa. Nos países vizinhos, onde os preços e impostos são menores, uma nova marca é bastante aceitável.