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sexta-feira, 24 de maio de 2013

Renault oficializa TwinRun fazendo alusão ao clássico Renault 5








Após flagras e mistérios, a Renault enfim oficializou o compacto TwinRun, às vésperas do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1. O hatch com ares esportivos, que lembra o Twingo em nome, porte e formato geral, ainda é um protótipo, como afirma a marca francesa. No entanto, nos bastidores correm fortes boatos em relação à sua produção em série futura, resgatando a fama do aclamado Renault5, jamais vendido aqui no Brasil.


Visualmente, o TwinRun se alinha às criações recentes da Renault com a grade que avança sobre o capô. No entanto, o conceito tem forte personalidade com seus faróis irregulares, as luzes auxiliares quadradas junto ao para-choque e nas lanternas que se “integram” ao corte da tampa do porta-malas. A mescla de cores também confere esportividade, lembrando carros de competição, assim como o número 5, que faz alusão ao clássico hatch.


O porte é compacto, com apenas 3,68 metros de comprimento – para efeitos de comparação, o VW Gol mede 3,93 m – e 1,75 m de largura. Escondido sob a carroceria, na traseira, como acontecia no antigo Clio V6, está um 3.5 V6 de origem Nissan. Ele entrega 320 cv (6.800 rpm) e 38,8 kgfm (4.850 rpm), com transmissão manual de seis marchas e auto blocante mecânico. Dados de desempenho ainda são mistério, mas devem agradar pelo baixo peso do modelo: apenas 950 kg (média de menos de 3 kg/cv).


O restante do veículo também evoca carros de competição. O chassi é tubular, a suspensão é de duplo paralelograma, os amortecedores e molas são da Öhlins e as rodas possuem 18 polegadas. O interior tem jaula de segurança, freio de estacionamento hidráulico, mostradores digitais – incluindo para temperatura do óleo – e câmbio sequencial com alavanca longa.


A Renault não garante a produção em série do modelo, mas facilmente os fãs da marca e os clientes europeus farão pressão para que pelo menos uma edição limitada chegue ao mercado.