Translate

sábado, 23 de março de 2013

Volkswagen completa hoje 60 anos de Brasil




A Volkswagen completa neste sábado (23) seus 60 anos de atividades no Brasil. Nesse período, mais de 20 milhões de veículos já foram produzidos no país, que foi a primeira operação da marca fora da Alemanha e deu início à expansão global da marca. Outras marcas da empresa no país foram o pioneirismo e a inovação tecnológica em diversas áreas, como o lançamento do primeiro carro flex, há exatos dez anos.






Outro destaque foram as exportações, com mais de 3 milhões de unidades destinadas a 147 países. Também se destaca pelos 50 anos de liderança em vendas de um modelo da marca no mercado nacional. Em 2012 o Gol alcançou 26 anos consecutivos de liderança nas vendas no Brasil. Lançado em 1980, o carro superou em agosto do ano passado a marca de 7 milhões de unidades produzidas. Com os 24 anos de liderança do Fusca, a empresa contabiliza meio século no topo do ranking de vendas.






Mesmo com a chegada de novas marcas- o que acirrou a concorrência- 2012 foi o melhor ano da história da Volkswagen no Brasil. No último ano a Volkswagen atingiu a marca recorde de 852.086 unidades produzidas, volume que consolida a empresa como a maior fabricante de veículos do país. As vendas acompanharam essa evolução – foram 768.395 unidades comercializadas em 2012, incluindo veículos de passeio e comerciais leves. Bateu recorde também na produção anual de motores, superando 900 mil unidades.






Suas atividades começaram em 1953, montando os modelos Fusca e Kombi em um galpão no bairro do Ipiranga (zona sul de São Paulo). A inauguração oficial da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, aconteceu em 18 de novembro de 1959, por onde o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, circulou a bordo de um Fusca conversível.







Hoje as mais de 600 concessionárias da marca comercializam 22 modelos. Suas quatro fábricas instaladas no país – São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP) – empregam 22.500 pessoas. Para até 2016 a empresa tem um plano de investimentos de R$ 8,7 bilhões, para o desenvolvimento de novos produtos e a elevação da capacidade produtiva.

Vettel conquista a pole no GP da Malásia, Massa larga em 2º


Sebastian Vettel (Red Bull) conquistou neste sábado a pole position do Grande Prêmio da Malásia, o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) ficou com o segundo lugar e seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, com o terceiro.




Em quarto, largará Lewis Hamilton (Mercedes), enquanto que a quinta  posição ficou com  Mark Webber (Red Bull).

Vettel, tricampeão do mundo (2010, 2011 e 2012) e defensor do título, teve a melhor volta com 1m49s674, com pneus intermediários em uma pista molhada, mas que apresentava zonas secas.




Esta é a segunda pole position do alemão esta temporada, depois da Austrália, na semana passada, corrida que inaugurou o Mundial 2013, e a 38ª de sua carreira na Fórmula 1.




"Foi uma sessão interessante,  abordamos de maneira diferente do resto", declarou Vettel, que tomou muitas precauções durante as duas primeiras qualificações (Q1 e Q2) para evitar danos aos pneus.

A Ferrari, líder do mundial de construtores depois da primeira corrida, também pode ficar satisfeita com sua classificação. Seus pilotos, que também optaram pelos pneus intermediários, terão uma boas chances de lutarem pela vitória.





Classificação:
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1:49.674
2. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1:50.587
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1:50.727
4. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) 1:51.699
5. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1:52.244
7. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1:52.970
8. Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) 1:53.175
9. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1:53.439
10. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1:54.136
11. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1:37.636
12. Nico Hülkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) 1:38.125
13. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1:38.822
14. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1:39.221
15. Paul di Resta (GBR/Force India-Mercedes) 1:44.509
16. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) (sem tempo no Q2)
17. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1:38.157
18. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1:38.207
19. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) 1:38.434
20. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1:39.314
21. Max Chilton (GBR/Marussia-Cosworth) 1:39.672



22. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1:39.932

sexta-feira, 22 de março de 2013

Fiat 127 futurista é recriado por designer europeu




O Fiat 127 é a versão europeia do nosso conhecido Fiat 147, aquele que chegou junto com a montadora italiana no início do isolamento brasileiro e foi o primeiro carro nacional movido por álcool. Para homenagear o clássico italiano, o designer David Obendorfer  recriou o modelo para o momento atual com estilo associado à atual fase da montadora.





Projetado de acordo com os conceitos estilísticos da década de 70, a “ressurreição do Fiat 127” foi um projeto que tentou unir o estilo usado no passado ao um conceito mais moderno.





O Fiat 127 foi lançado na Europa em 1971 e serviu de base para a produção do clássico Fiat 147, que percorreu, em grande volume, as principais ruas e avenidas brasileiras entre 1976 e 1986. Este modelo de carro foi considerado um dos mais inovadores nos anos 70, por ter um estilo simples.










As soluções aplicadas por Obendorfer, tais como um display touch screen multifuncional no centro do painel, ampliado em tamanho em relação ao modelo original, foram baseadas no conceito do Fiat Punto.

  




                    









Novo Chevrolet Tracker chega em setembro... na Argentina.


Após o seu lançamento em 2012, no Salão de Paris, o Chevrolet Tracker chegará na Argentina em setembro.

O modelo reforçará a oferta de SUVs da Chevrolet para os hermanos, que já contam com Trailblazer e Captiva.




A General Motors já comercializou um utilitário esportivo com esse mesmo nome no Brasil, entre 2001 e 2004. Ele tinha motor 2.0 turbodiesel, mas teve apenas 1 812 unidades vendidas. A fabricante tentou mais uma vez lançar o Tracker em 2007, com motor 2.0 a gasolina, mas sem mudanças visuais do antecessor. Não deu certo.





Agora, a chegada do carro no mercado Argentino realça a possibilidade de o novo Tracker ser vendido também no Brasil.

Ferrari: 57% dos donos satisfeitos.


Quem disse que estar ao volante uma Ferrari é garantia de felicidade? Certamente não foram os ingleses! Estudo realizado no Reino Unido pela companhia de seguro AXA mostra que apenas 57% dos donos de modelos da marca italiana realmente apreciam dirigir suas máquinas. A pesquisa relaciona diversos fatores ao prazer de dirigir e surpreende ao mostrar que donos de BMW são os mais felizes quando o assunto é diversão ao volante. Ao todo, 82% dos proprietários apreciam o tempo gasto em seus carros. No outro extremo estão os donos de Volvo - apenas 46% estão satisfeitos.






O balanço geral da pesquisa mostra que 69% dos motoristas desfrutam do ato de dirigir. Enquanto 20% enxergam a condução como um "mal necessário". Ou seja, nem o fato de estar em um superesportivo alivia os problemas relacionados ao trânsito. Os fatores que mais afetam o prazer de dirigir são o aumento no custo de manter o automóvel (62%) e os congestionamentos (47%).






Para a Amanda Edwards, da AXA, motoristas descontentes podem ter maior dificuldade de concentração enquanto dirigem, o que tende a aumentar o risco de acidentes.





Veja o percentual de "felicidade" proporcionada ao donos pelas marcas, de acordo com a pesquisa:


BMW -           82%
Aston Martin - 78%
Lexus -            78%
Seat -              76%
Peugeot -         75%
Honda -           74%
Renault -          74%
Mini -               73%
Ford -              68%
Vauxhall -        65%
Toyota -          64%
Land Rover -   59%
Ferrari -          57%
Volvo -           46%

VW cogita produzir o CrossBlue


A Volkswagen  estuda a possibilidade de lançar uma versão de produção do conceito CrossBlue, o jipão de sete lugares que foi apresentado como conceito na última edição do Salão de Detroit. O conselho de desenvolvimento de produto da Volkswagen afirma que está conversando com fornecedores e clientes para decidir se o carro chegará ou não às ruas.




Michael Macht, membro do conselho, adiantou que neste instante os custos ainda tornam o carro inviável, mas que eles podem ser reduzidos com as negociações. Michael também adianta que, em caso de sinal verde, a produção acontecerá em Chattanooga, no Tennessee, ou no México. Uma nova fábrica em solo americano também é cogitada.




Pouco mais de uma semana atrás a VW anunciou a criação de 10 fábricas no planeta, sendo sete delas na China.  O mercado deste SUV será, a princípio, o Norte-Americano.  Assim, pode ser um importante veículo na meta da Volkswagen de dobrar suas vendas nos Estados Unidos até 2018, atingindo as 800.000 unidades anuais.



quinta-feira, 21 de março de 2013

Vem aí a Saveiro 2014...


A Volkswagen prepara para até o fim do mês a estreia da versão 2014 da Saveiro,  nove meses após o Gol  e o Voyage passarem por uma reformulação no desenho dianteiro.  A picape repetirá a receita de design dos irmãos. A demora é justificada por uma fonte da Volkswagen como “estratégia comercial”. Lançada em 2009, a atual geração da Saveiro chegou um ano depois da apresentação do Gol G5. Será a única novidade de peso da marca para os primeiros meses deste ano.





A nova Saveiro exibirá a atual identidade visual da marca. Assim, os faróis ficarão mais largos, enquanto o para-choque recebe contornos com ângulos mais retos. Atrás, a alteração será ainda menor – apenas a localização dos elementos internos da lanterna muda. Na cabine, a picape troca de tecidos e ganha acabamento mais nobre nas maçanetas e saída de ar. Recebe ainda novo comando dos faróis, que passa a ser acionado por um botão ao lado do volante.




A pick-up segue oferecida apenas com motor 1.6 de até 104 cv(etanol), nas versões de cabine simples e estendida. Não há planos de cabine dupla.