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domingo, 24 de março de 2013

Vettel vence na Malásia


Se tem alguma palavra que defina o Grande Prêmio da Malásia, realizado às 05:00 horas da manhã deste domingo, é espetacular. Em uma corrida que começou de forma imprevisível, com direito a pista molhada nas primeiras voltas, proporcionou a quem ficou acordado uma grande corrida para os fãs da principal categoria do automobilismo mundial uma grande corrida no circuito de Sepang.






Alonso não passa da segunda volta

Em uma largada ruim do piloto brasileiro Felipe Massa, seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, tão logo partiu para cima do piloto brasileiro e assumiu a segunda posição, logo na primeira curva, mas ainda disputando posição com Massa, Alonso acaba tocando no carro do brasileiro tendo quebrada a sua asa dianteira, que ficou pendurada ao longo da primeira volta. Ao final da volta, a asa dianteira da Ferrari de Alonso, quebra e o espanhol perde o controle de seu carro e vai parar na brita, ao lado de fora da pista, sem condições de retornar a corrida. Alonso abandona a prova e perde a chance de marcar pontos importantes no campeonato.







Ferrari e McLaren decepcionam

Assim como Alonso, Massa teve muitas dificuldades. Além de uma largada muito ruim caindo da segunda para a sétima posição nas primeiras voltas, Felipe sofreu com a falta de rendimento da Ferrari, que diferente do Grande Premio da Austrália, não conseguiu confirmar a boa performance do final de semana anterior. A equipe italiana que fez uma excelente classificação no sábado, com Massa em segundo e Alonso em terceiro, viu seus planos de uma boa corrida, logo na largada irem por água abaixo, com o abandono de Alonso, e o baixo rendimento de Massa, que encerrou a corrida apenas na quinta posição. Massa, que realizou uma estratégia de quatro pit stops, acabou pagando pela falta de ritmo de corrida no circuito de Sepang, aliado a sua dificuldade em realizar ultrapassagens, onde antes da segunda parada de box, ficou por diversas voltas atrás da Sauber de Nico Hulkenberg, o que tirou o piloto brasileiro do contato com os lideres da prova. Ao final, Massa encerrou a corrida com um modesto quinto lugar. Ainda na mesma sina de desempenhos ruins, a McLaren mais uma vez sofreu com a falta de ritmo de seus carros. Mesmo chegando a liderar a corrida por aproximadamente duas voltas com Jenson Button, a equipe inglesa sofre com as dificuldades de um carro que até agora não consegue render o que se espera da tradicional equipe inglesa. Para ajudar, em um pit stop desastrado de Button, enquanto ele estava nas primeiras posições onde um pneu não foi bem ajustado, tirou completamente a chance da McLaren fazer mais pontos. Coube ao piloto mexicano Sérgio Pérez com um modesto nono lugar salvar o time inglês de um resultado vexatório.






Mercedes e Lotus confirmam sua força

Confirmando que 2013 pode ser o ano de boas surpresas por parte de Mercedes e Lotus, ambas as equipes confirmaram o bom rendimento da corrida anterior, na Austrália. Mesmo com o sexto lugar de Romain Grosjean e o sétimo lugar de Kimi Raikkonen, a Lotus deu mostras de que tem um carro competitivo neste inicio de temporada em relação a Ferrari, por exemplo. A equipe vencedora da primeira etapa da temporada, hoje esteve longe do brilho da corrida na Austrália, mas mesmo assim, na segunda corrida da temporada a equipe mostra que o carro que foi bem desenvolvido nos testes de pré-temporada, o que pode dar mais triunfos a equipe.
Melhor que na Austrália, a equipe Mercedes foi uma das protagonistas da corrida de hoje, com Lewis Hamilton e Nico Rosberg em uma tarde na Malásia de ótimo rendimento, o carro da equipe alemã deu trabalho a equipe Red Bull em alguns momentos da prova, onde por algumas voltas Hamilton era o mais rápido da pista. O bom desempenho por parte da Mercedes rendeu um terceiro lugar de Hamilton e um ótimo quarto lugar para Rosberg, mostrando que, juntamente da Lotus, a Mercedes é um carro que pode atrapalhar a Ferrari na disputa com a Red Bull pelo titulo.







Corrida espetacular da Red Bull rende vitoria a Vettel

Quando Sebastian Vettel larga na pole position, a primeira coisa se espera do atual tricampeão mundial, é que ele largue na primeira posição e assim se mantenha durante toda a corrida, mas novamente não foi o que aconteceu neste final de semana. Vettel, que conseguiu se manter na liderança na largada, ainda com pista molhada, pode se dizer que foi quem praticamente não errou ao longo da corrida, em uma prova repleta de trapalhadas de pilotos e equipes. Com direito a um Lewis Hamilton parando no espaço da McLaren no momento do pit stop, fato curioso e engraçado da corrida, que certamente renderá boas risadas por muito tempo. Mas voltando a corrida, engana-se quem acha que Vettel foi soberano na liderança da corrida, ele teve a sombra de seu companheiro de equipe Mark Webber, durante praticamente toda a prova. Webber que adotou uma estratégia de corrida diferente de Vettel liderou boa parte da corrida, com Vettel em sua caça. A ponto de Vettel em um determinado momento da prova, pedir para a equipe obrigar a Webber dar passagem para Vettel, que era mais rápido que o piloto australiano. Ordem que não foi aceita pela equipe austríaca, o que gerou uma disputa espetacular entre Webber e Vettel a partir da 45ª volta. Em um duelo, disputando lado a lado em uma seqüência de curvas, Vettel mostrou porque é tricampeão mundial e levando a melhor sobre Webber, reassumindo a ponta da corrida. Duelo que chegou a lembrar os mais nostálgicos a disputa entre Gilles Villeneuve e Rene Arnoux, nas cinco últimas voltas do espetacular GP da França de 1979, em Dijon Prenois, mas com uma duração menor. Um pouco mais atrás, outra briga entre parceiros de equipe. Rosberg chegou a ultrapassar Hamilton duas vezes, mas levou o troco. Apos superar o companheiro, Vettel ficou com pista livre para acelerar, abrir vantagem e cruzar a linha de chegada em primeiro, conquistando assim a sua primeira vitória na temporada. Resultado que já coloca o piloto alemão na liderança do campeonato, aliado ao sétimo lugar de Kimi Raikkonen. A bem da verdade é que o ingrediente de emoção e competitividade entre equipes e pilotos, foi mais uma vez a tônica na segunda corrida da temporada, o que deixa claro que a temporada de 2013 ainda terá boas disputas.






A Formula 1 agora terá uma parada de três semanas, retornando para o Grande Premio da China, no próximo dia 14 de abril. A largada para as 56 voltas no circuito de Shanghai, está prevista para ás 4h horário de Brasília

Confira a resultado completo:

Pos Piloto                         Equipe

1 Sebastian Vettel         Red Bull Racing-Renault
2 Mark Webber                 Red Bull Racing-Renault
3 Lewis Hamilton                 Mercedes
4 Nico Rosberg                 Mercedes
5 Felipe Massa                 Ferrari
6 Romain Grosjean         Lotus-Renault
7 Kimi Räikkönen         Lotus-Renault
8 Nico Hulkenberg         Sauber-Ferrari
9 Sergio Perez                 McLaren-Mercedes
10 Jean-Eric Vergne         STR-Ferrari
11 Valtteri Bottas                 Williams-Renault
12 Esteban Gutierrez         Sauber-Ferrari
13 Jules Bianchi                 Marussia-Cosworth
14 Charles Pic                 Caterham-Renault
15 Giedo van der Garde Caterham-Renault
16 Max Chilton                 Marussia-Cosworth
Ret Jenson Button                 McLaren-Mercedes
Ret Daniel Ricciardo         STR-Ferrari
Ret Pastor Maldonado         Williams-Renault
Ret Adrian Sutil                 Sauber-Ferrari
Ret Paul di Resta                 Sauber-Ferrari
Ret Fernando Alonso         Ferrari

sábado, 23 de março de 2013

Volkswagen completa hoje 60 anos de Brasil




A Volkswagen completa neste sábado (23) seus 60 anos de atividades no Brasil. Nesse período, mais de 20 milhões de veículos já foram produzidos no país, que foi a primeira operação da marca fora da Alemanha e deu início à expansão global da marca. Outras marcas da empresa no país foram o pioneirismo e a inovação tecnológica em diversas áreas, como o lançamento do primeiro carro flex, há exatos dez anos.






Outro destaque foram as exportações, com mais de 3 milhões de unidades destinadas a 147 países. Também se destaca pelos 50 anos de liderança em vendas de um modelo da marca no mercado nacional. Em 2012 o Gol alcançou 26 anos consecutivos de liderança nas vendas no Brasil. Lançado em 1980, o carro superou em agosto do ano passado a marca de 7 milhões de unidades produzidas. Com os 24 anos de liderança do Fusca, a empresa contabiliza meio século no topo do ranking de vendas.






Mesmo com a chegada de novas marcas- o que acirrou a concorrência- 2012 foi o melhor ano da história da Volkswagen no Brasil. No último ano a Volkswagen atingiu a marca recorde de 852.086 unidades produzidas, volume que consolida a empresa como a maior fabricante de veículos do país. As vendas acompanharam essa evolução – foram 768.395 unidades comercializadas em 2012, incluindo veículos de passeio e comerciais leves. Bateu recorde também na produção anual de motores, superando 900 mil unidades.






Suas atividades começaram em 1953, montando os modelos Fusca e Kombi em um galpão no bairro do Ipiranga (zona sul de São Paulo). A inauguração oficial da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, aconteceu em 18 de novembro de 1959, por onde o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, circulou a bordo de um Fusca conversível.







Hoje as mais de 600 concessionárias da marca comercializam 22 modelos. Suas quatro fábricas instaladas no país – São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP) – empregam 22.500 pessoas. Para até 2016 a empresa tem um plano de investimentos de R$ 8,7 bilhões, para o desenvolvimento de novos produtos e a elevação da capacidade produtiva.

Vettel conquista a pole no GP da Malásia, Massa larga em 2º


Sebastian Vettel (Red Bull) conquistou neste sábado a pole position do Grande Prêmio da Malásia, o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) ficou com o segundo lugar e seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, com o terceiro.




Em quarto, largará Lewis Hamilton (Mercedes), enquanto que a quinta  posição ficou com  Mark Webber (Red Bull).

Vettel, tricampeão do mundo (2010, 2011 e 2012) e defensor do título, teve a melhor volta com 1m49s674, com pneus intermediários em uma pista molhada, mas que apresentava zonas secas.




Esta é a segunda pole position do alemão esta temporada, depois da Austrália, na semana passada, corrida que inaugurou o Mundial 2013, e a 38ª de sua carreira na Fórmula 1.




"Foi uma sessão interessante,  abordamos de maneira diferente do resto", declarou Vettel, que tomou muitas precauções durante as duas primeiras qualificações (Q1 e Q2) para evitar danos aos pneus.

A Ferrari, líder do mundial de construtores depois da primeira corrida, também pode ficar satisfeita com sua classificação. Seus pilotos, que também optaram pelos pneus intermediários, terão uma boas chances de lutarem pela vitória.





Classificação:
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1:49.674
2. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1:50.587
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1:50.727
4. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) 1:51.699
5. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1:52.244
7. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1:52.970
8. Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) 1:53.175
9. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1:53.439
10. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1:54.136
11. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1:37.636
12. Nico Hülkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) 1:38.125
13. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1:38.822
14. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1:39.221
15. Paul di Resta (GBR/Force India-Mercedes) 1:44.509
16. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) (sem tempo no Q2)
17. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1:38.157
18. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1:38.207
19. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) 1:38.434
20. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1:39.314
21. Max Chilton (GBR/Marussia-Cosworth) 1:39.672



22. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1:39.932

sexta-feira, 22 de março de 2013

Fiat 127 futurista é recriado por designer europeu




O Fiat 127 é a versão europeia do nosso conhecido Fiat 147, aquele que chegou junto com a montadora italiana no início do isolamento brasileiro e foi o primeiro carro nacional movido por álcool. Para homenagear o clássico italiano, o designer David Obendorfer  recriou o modelo para o momento atual com estilo associado à atual fase da montadora.





Projetado de acordo com os conceitos estilísticos da década de 70, a “ressurreição do Fiat 127” foi um projeto que tentou unir o estilo usado no passado ao um conceito mais moderno.





O Fiat 127 foi lançado na Europa em 1971 e serviu de base para a produção do clássico Fiat 147, que percorreu, em grande volume, as principais ruas e avenidas brasileiras entre 1976 e 1986. Este modelo de carro foi considerado um dos mais inovadores nos anos 70, por ter um estilo simples.










As soluções aplicadas por Obendorfer, tais como um display touch screen multifuncional no centro do painel, ampliado em tamanho em relação ao modelo original, foram baseadas no conceito do Fiat Punto.

  




                    









Novo Chevrolet Tracker chega em setembro... na Argentina.


Após o seu lançamento em 2012, no Salão de Paris, o Chevrolet Tracker chegará na Argentina em setembro.

O modelo reforçará a oferta de SUVs da Chevrolet para os hermanos, que já contam com Trailblazer e Captiva.




A General Motors já comercializou um utilitário esportivo com esse mesmo nome no Brasil, entre 2001 e 2004. Ele tinha motor 2.0 turbodiesel, mas teve apenas 1 812 unidades vendidas. A fabricante tentou mais uma vez lançar o Tracker em 2007, com motor 2.0 a gasolina, mas sem mudanças visuais do antecessor. Não deu certo.





Agora, a chegada do carro no mercado Argentino realça a possibilidade de o novo Tracker ser vendido também no Brasil.

Ferrari: 57% dos donos satisfeitos.


Quem disse que estar ao volante uma Ferrari é garantia de felicidade? Certamente não foram os ingleses! Estudo realizado no Reino Unido pela companhia de seguro AXA mostra que apenas 57% dos donos de modelos da marca italiana realmente apreciam dirigir suas máquinas. A pesquisa relaciona diversos fatores ao prazer de dirigir e surpreende ao mostrar que donos de BMW são os mais felizes quando o assunto é diversão ao volante. Ao todo, 82% dos proprietários apreciam o tempo gasto em seus carros. No outro extremo estão os donos de Volvo - apenas 46% estão satisfeitos.






O balanço geral da pesquisa mostra que 69% dos motoristas desfrutam do ato de dirigir. Enquanto 20% enxergam a condução como um "mal necessário". Ou seja, nem o fato de estar em um superesportivo alivia os problemas relacionados ao trânsito. Os fatores que mais afetam o prazer de dirigir são o aumento no custo de manter o automóvel (62%) e os congestionamentos (47%).






Para a Amanda Edwards, da AXA, motoristas descontentes podem ter maior dificuldade de concentração enquanto dirigem, o que tende a aumentar o risco de acidentes.





Veja o percentual de "felicidade" proporcionada ao donos pelas marcas, de acordo com a pesquisa:


BMW -           82%
Aston Martin - 78%
Lexus -            78%
Seat -              76%
Peugeot -         75%
Honda -           74%
Renault -          74%
Mini -               73%
Ford -              68%
Vauxhall -        65%
Toyota -          64%
Land Rover -   59%
Ferrari -          57%
Volvo -           46%

VW cogita produzir o CrossBlue


A Volkswagen  estuda a possibilidade de lançar uma versão de produção do conceito CrossBlue, o jipão de sete lugares que foi apresentado como conceito na última edição do Salão de Detroit. O conselho de desenvolvimento de produto da Volkswagen afirma que está conversando com fornecedores e clientes para decidir se o carro chegará ou não às ruas.




Michael Macht, membro do conselho, adiantou que neste instante os custos ainda tornam o carro inviável, mas que eles podem ser reduzidos com as negociações. Michael também adianta que, em caso de sinal verde, a produção acontecerá em Chattanooga, no Tennessee, ou no México. Uma nova fábrica em solo americano também é cogitada.




Pouco mais de uma semana atrás a VW anunciou a criação de 10 fábricas no planeta, sendo sete delas na China.  O mercado deste SUV será, a princípio, o Norte-Americano.  Assim, pode ser um importante veículo na meta da Volkswagen de dobrar suas vendas nos Estados Unidos até 2018, atingindo as 800.000 unidades anuais.