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quarta-feira, 1 de maio de 2013

19 anos sem Ayrton Senna






Neste 1° de maio, faz 19 anos que o ex-piloto de F1, Ayrton Senna, faleceu durante o Grande Prêmio de Ímola, na Itália. Nascido em 21 de março de 1.960, na cidade de São Paulo, Senna morreu aos 34 anos de idade. Existem muitos jovens que eram crianças na data de sua morte e eles não têm a dimensão do que representou Ayrton Senna para o Brasil. Naquela época, os brasileiros não tinham muitos motivos para comemorar, pois o país vivia uma inflação galopante e todos os planos para debelar este mal não davam certo. Uma das poucas alegrias que tínhamos era assistir às corridas de F1 aos domingos, para vermos o show que Senna dava.




Mesmo se não ganhasse um GP, com certeza ele faria uma grande corrida. Ouvir o tema da vitória e ver a nossa bandeira no lugar mais alto depois das corridas era motivo de orgulho para todos os brasileiros. Para mim, Senna foi o maior piloto da história da F1. Debaixo de chuva não tinha para ninguém, dava dó de ver os outros atrás de Senna, como eram mais lentos. Com 161 grandes prêmios disputados, com a sua estreia em 25/03/1984 no Brasil, 3 títulos mundiais, 88, 90 e 91, dois vices campeonatos 89 e 93; 41 vitórias; 65 pole-positions; 80 pódios; 87 primeiras filas; 19 recordes de pista; 2.986 voltas na liderança (13.672 km). A sua primeira vitória se deu no GP de Portugal no dia 21/04/1985, debaixo de um temporal com a linda e inesquecível Lotus preta. Coincidência, no dia 21 de abril, os portugueses enforcaram o mártir Tiradentes, líder da Inconfidência que tinha como ideal a independência do nosso país.




Tenho muitas saudades do grande Ayrton. Até hoje, quando assisto a um GP de F1, tenho a impressão que ele vai surgir a qualquer momento. Foi uma morte trágica provocada por uma quebra na barra de suspensão o que provocou um choque de sua Williams contra o muro da terrível curva do Tamburelo. A coluna da suspensão foi de encontro a viseira de seu capacete, o que provocou um profundo trauma craniano e fraturas múltiplas em sua base. Se a coluna da suspensão tivesse batido a poucos centímetros acima, Ayrton teria saído sem qualquer arranhão do carro. Há controvérsias quanto ao horário da morte de Senna, para uns ele morreu na hora, para outros no Hospital. Ayrton foi socorrido até ao hospital Magiore de Bolonha, onde a sua morte foi anunciada às 13:42 horas, horário de Brasília, às 18:42 horas, horário da Itália, pela Doutora Maria Tereza Fiandre, chefe do setor de reanimação do hospital. Não tenho qualquer dúvida, se Senna não tivesse morrido, ele teria quebrado todos os recordes da F1 e o alemão Michael Schumacher não seria o que é hoje. A carreira do Barrichello teria outro rumo e com certeza ele teria sido campeão do mundo. E hoje, Bruno Senna estaria em uma grande equipe da categoria. Para mim só muitas saudades, e põe saudades, de ver o grande Senna dar os seus shows aos domingos.




Estes 19 anos passaram muito rápido, como era o inesquecível Ayrton Senna, sempre muito rápido! Depois de sua morte muitos desportistas brasileiros surgiram e foram candidatos a substituí-lo, mas ninguém deles chegou nem perto da sombra de Senna, seja em carisma ou competência! Para mim, que tive a alegria de ver o maior piloto da história na F1 dar muitos shows nos finais de semana . Só um sentimento ficou: saudades!



terça-feira, 30 de abril de 2013

Clássico: Lotus Omega/Carlton







A Lotus já fez milagres com base em carros simples, sempre com base em alterações no motor e na dinâmica dos projetos-base. Por isso mesmo, quando souberam que o Vauxhall Carlton (versão inglês do Opel Omega) passaria pelas mãos do pequeno fabricante britânico, muitos esperavam que dali saísse um monstro capaz de enfrentar o BMW M5 ou Mercedes-Benz 500. Porém, o modelo que surgiu em 1990 como Lotus Carlton não apenas imprimia respeito em relação aos seus rivais como também os superou em muitos aspectos. Não se tratava de mágica ou aconselhamento espiritual do Colin Chapman, a receita foi bem mais brutal. Nada da máxima da Lotus de alívio de peso, afinal, tratava-se de um carro executivo que não poderia dispensar luxo e firulas como couro e apliques de madeira.




Se não podia subtrair peso, o negócio foi adicionar potência. Para tal, o motor 3.0 24 válvulas recebeu dois turbos Garrett T25 e intercoolers, tudo junto com ampliação de capacidade cúbica a 3,6 litros, reforço de bloco, virabrequim e outras partes vitais do seis cilindros. Eram 382 cv de potência e 56,8 kgfm, tudo orquestrado pelo mesmo câmbio manual ZF de seis marchas do Corvette ZR-1 (recém-lançado). O diferencial autoblocante e as rodas aro 17 em pneus 265/40 na traseira (235/45 na dianteira) ajudavam a despejar todo esse potencial mesmo sobre o típico asfalto molhado da Inglaterra.




Além disso, alterações na geometria de suspensão e freios a disco com mais de 300 mm garantiam o equilíbrio dinâmico. Todo esse arsenal levava o sedã executivo aos 100 km/h em 5,5 segundos e só estabilizava o seu ataque aos 285 km/h, sem ser limitado ao acordo germânico que limita a velocidade aos 250 km/h. Isso gerou até críticas da imprensa, mas a General Motors nunca voltou atrás na decisão de não castrar a velocidade do modelo. As alterações eram realizadas na fábrica da Lotus de Norfolk, de onde saia após 150 horas de trabalho pelo preço de 48 mil libras esterlinas. Mas não era uma jóia exclusiva da Coroa: dos quase mil carros produzidos até 1992, a maioria foi vendida na Europa continental como Lotus Omega.



segunda-feira, 29 de abril de 2013

A história do Chevrolet Opala


Texto: Sérgio Luiz - Presidente do Opala Clube de São José dos Campos


Em 1966 a GM lança o projeto do primeiro carro brasileiro com a marca Chevrolet, "OPALA". O nome é dado pela fusão de dois produtos da GM no exterior (Opel e Impala). Após dois anos de expectativa, o Chevrolet Opala é finalmente apresentado ao público brasileiro, no Salão do Automóvel em 1968, precisamente aos vinte dias do mês de novembro. Ele chega em quatro versões, todos quatro portas - Opala com 4 e 6 cilindros e Opala De Luxo também 4 e 6 cilindros, todos excepcionalmente confortáveis para seis pessoas, bancos dianteiros inteiriços, câmbio de três velocidades à frente com alavanca na coluna de direção, painel com poucos instrumentos, amplo porta malas e boa dirigibilidade.




No ano de 1971 surge o Opala cupê, não possuía colunas laterais, o teto puxado para trás e perfil alongado, assim representava uma imagem mais esportiva, de carros compactos. Em seguida desapareceu a versão SS quatro portas, pois pelo aspecto esportivo era favorável sua apresentação em duas portas. Como opção permanente era oferecido dois tipos de caixa de mudanças: Três velocidades e alavanca na direção, ou quatro velocidades e alavanca no assoalho, onde a segunda opção oferecia maior agilidade, economia de combustível e melhor desempenho, especialmente para os modelos quatro cilindros.




Foi em 1973 que toda linha Opala sofreu a primeira modificação. A que obteve maior resultado foi a da mecânica do 4 cilindros: aumentou-se o diâmetro dos cilindros e reduziu o curso dos pistões. Esse motor recebeu o nome de 151 e apesar da pequena alteração da cilindrada (2474cc), houve um considerável aumento de potência. Também foi introduzido o sistema de transmissão automática, sendo opcional para 6 cilindros, e em 1974 se estendia para os veículos 4 cilindros.




Somente em 1975, o Chevrolet Opala sofre a maior modificação no seu estilo, foram redesenhadas as partes traseiras e dianteiras. O capô recebeu um ressalto central e, para maior segurança, os faróis redondos encaixavam-se em molduras quadradas; as lanternas dianteiras foram instaladas na ponta dos para lamas; a grade dianteira, pintada em preto fosco, agora apresentava dois frisos horizontais. Instalados na parte traseira, quatro lanternas redondas, as duas internas funcionavam apenas como refletores e seu centro branco como luz de ré. A parte interior também sofreu modificações estilísticas.

A Família continuava a crescer: a perua Caravan chegava ao mercado em 1975. Um projeto iniciado em 1971, apresentado em uma única versão 4 cilindros, a perua Caravan, podia receber opcionais como motor 6 cilindros, transmissão automática, câmbio três ou quatro marchas, direção hidráulica ou outros, à escolha do comprador. Lançou-se simultaneamente, nas versões cupê e quatro portas, o Chevrolet Comodoro que substituiria o Gran Luxo. Intitulado como o carro de maior status da linha, normalmente vinha equipado com motor 6 cilindros de 4.100cc, 184 cv de potência e 4000rpm, carburador de duplo corpo, transmissão manual de quatro marchas (ou automática) e direção hidráulica. A GMB lançou um carro especial: O cupê 250S, um carro com maior desempenho que satisfez os compradores de modelos esportivos. Sua maior diferença era a preparação efetuada no motor de 6 cilindros, que tinha a relação de compressão aumentada para 8,0:1, comando de válvulas trabalhado e carburação dupla. A potência passou a ser de 153 cv, superior a antiga, desse modo o Opala 250S obtinha a aceleração de 0 a 100Km/h em apenas 10s.




Surge o Opala em versão básica em duas ou quatro portas de motor 4 cilindros, substituindo os modelos Especial e De Luxo que saia do mercado. O modelo básico estava preparado para aceitar transformações com diferentes opcionais: motor de seis cilindros ou 250S; câmbio de três ou quatro marchas, manual ou automático; e direção hidráulica entre outras modificações. Assim a partir de um modelo básico era possível obter qualquer modelo da linha, desde o antigo Especial até o modelo Comodoro.

Em 1975 os veículos foram equipados ainda com freio a disco nas rodas dianteiras, duplo circuito hidráulico, câmbio de três velocidades na coluna da direção e barra estabilizadora traseira. A mecânica era encontrada em quatro versões: Motor 151básico (4 cilindros, 2474 cc e 90cv); Motor 151 S (4 cilindros, 2474 cc e 98 cv); 250 (6 cilindros, 4098 cc e 148 cv) e 250 S (6 cilindros, 4098 cc e 153 cv). Manteve-se a produção da linha esportiva mais simples - SS 4 cilindros com motor 151S e SS 6 cilindros com mecânica opcional do 250S, lançado em 1976 para se eternizar na mente dos apaixonados.

Em 1978, apesar de poucas mudanças na linha, a Caravan também ganhou sua versão SS. Em 1980 é lançado o Diplomata, top de linha, que contava entre outros com direção servo-assistida e condicionador de ar, como item de série. O Diplomata conquista preferência executiva para aqueles que procuravam total conforto sobre rodas. No ano de 1981, a linha sofre modificações interiores - volante inovado e painel mais atual. Em seguida lança-se a série Silver Star.

No ano de 1983 o câmbio de 5 marchas entra no mercado. As modificações ganham maior impacto deixando o Diplomata com aspecto mais agressivo .




1985, a estética externa do Diplomata ganha largas molduras laterais e faróis auxiliares de longo alcance. Internamente, instrumentos com novo designer e a evolução elétrica para controles dos vidros e retrovisores.




A nova frente, com faróis trapezoidais e lanternas traseiras por toda a largura do veículo é introduzido nos modelos fabricados em 1988, por dentro o volante de três raios escamoteáveis em sete posições e opcionais inéditos como alarme sonoro para lanternas e faróis quando ligados, controle temporizado dos faróis e luz interna, vidros elétricos com temporizador e ar condicionado com extensão para o banco traseiro (Para o Diplomata SE estes itens eram de série). O potente motor 250S a gasolina, somente era oferecido sob encomenda e foi substituído por um modelo alemão, câmbio automático de quatro marchas e bloqueio do conversor de torque.




A fabricação do fenômeno da industria automobilística é encerrada. O último Opala é fabricado, no dia 16 de abril de 1992, saindo de linha a mais poderosa produção de conforto, durabilidade e potência, motivo evidente que deixa até hoje milhares de admiradores, que mesmo após 21 anos o consideram "O Imbatível".





domingo, 28 de abril de 2013

Ford Escort "Concept Car" é mostrado no salão de Xangai








No Auto Shanghai Expo, a Ford Motor Company apresentou o Mondeo, o Fiesta e o Escort Concept para o mercado asiático. Depois de ver os lucros exponenciais na China em 2011, a Ford se comprometeu a trazer 15 modelos para o mercado chinês até 2015.




 O mais emocionante foi o retorno do ícone Escort na forma de conceito. Tal como acontece com a maioria dos conceitos, os detalhes sobre o Escort eram escassos. No exterior, o Escort espelha seus irmãos sedan, com frente inspirada nos Aston Martin  e corpo aerodinâmico. Os representantes da Ford mostraram-se entusiasmados com o conceito.




"Este conceito compacto destaca a força da nossa abordagem global de um Ford ao design do veículo, e representa como podemos fazer uso de nossa linguagem de design global para trazer designs refinados para veículos atingíveis", disse Jim Farley, vice-presidente executivo de Marketing Global de Vendas e Serviço da Lincoln / Ford Motor Company. "Concebido com o consumidor chinês em mente, o novo conceito Escort tem o potencial de fortalecer o nosso portfólio de produtos aqui na China, aproveitando as oportunidades de diversificação no segmento de carros compactos."

Mais conhecido nos EUA como o Fusion, o Mondeo fez sua primeira aparição após a fusão no ano passado no Detroit Auto Show . O Mondeo, no entanto, foi atualizado para o mercado externo. ". Detalhes minimizados no painel, materiais de toque suave e um console central com foco no motorista". Dentro do interior atualizado, engenheiros enfatizaram a ergonomia para  condutor e passageiros. O Mondeo contará com duas versões de motor EcoBoost da Ford, um 1,5 litro e outro 2,0.



Para o mercado de carros pequenos, a Ford  oferece um Fiesta atualizado. O compacto virá equipado com "sistema de conectividade SYNC ® no carro que suporta tanto Inglês quanto Mandarim, um motor a gasolina de quatro cilindros de 1.5 litros ágil e eficiente, e câmbio automático PowerShift de seis velocidades. Seu irmão mais esportivo, o Ford Fiesta ST , vem com características inspiradas em carros de corrida: um motor de quatro cilindros EcoBoost de 1.6 litros que vai de  0-100 Km/h em 6,9 segundos, suspensão modificada, freios atualizados, e melhor Controle de Torque Vectoring.

Renault Duster ganha customização luxuosa







O Renault Duster ganhou um ar luxuoso após cerca de R$13 mil em customizações da preparadora indiana DC Design. Por fora, o utilitário ganhou uma nova pintura em preto fosco, faróis de LED e uma nova grade frontal.




Já na parte interna, o grande diferencial é o revestimento que imita couro e madeira e um sistema multimídia com telas de inclinação para entreter quem viaja atrás. Para ampliar o conforto, o banco da esquerda pode virar uma cama quando o assento dianteiro é dobrado. Também há um grande console central entre os bancos traseiros, que foram reduzidos a dois lugares, cedendo mais espaço aos ocupantes.



sexta-feira, 26 de abril de 2013

Novo Nissan March/Micra será fabricado pela Renault







A Renault entrou em um acordo com a parceira Nissan e acertou a produção da nova geração do March (Micra na Europa) na fábrica da marca francesa em Flins (França). A produção do carro começa no início de 2016 inicialmente com 82 mil unidades por ano. De acordo com a Renault, a Nissan é que fez o pedido sobre a montagem do novo March.




A decisão aumenta a eficiência da maior fábrica da Renault na França. Com o novo acordo, a unidade de produção em Flins passará a produzir 710 mil unidades por ano, o que representa um acréscimo de 180 mil unidades. Lançado em 2010, a atual geração do March é feito sobre a mesma plataforma do Clio.    

Bugatti mostra o Veyron Grand Sport Vitesse World Record Car, o mais rápido do mundo !







O carro mais veloz do mundo está exposto no Salão de Xangai, que acontece até 29 de abril, na China. A Bugatti expõe no evento o Veyron Grand Sport Vitesse World Record Car (WRC), que alcançou uma velocidade máxima de 404 km/h e teve o recorde registrado pela empresa de certificação alemã Technical Inspection and Certification.




A configuração dos modelos de produção inclui um motor 7.9 W16 quadriturbo a gasolina que entrega 1.216 cv e 152,9 kgfm de torque. O conjunto é ligado à um câmbio de dupla embreagem de sete velocidades.




Apenas oito unidades do conversível serão produzidas, cada uma com um preço inicial de R$ 5,1 milhões.