A equipe formada por Bruno Senna,
pelo alemão Stefan Mücke e pelo inglês Darren Turner conquistou, com seus
Vantage V8, a pole position da categoria GTE Pro das 6 Horas de Silverstone, na
abertura do Campeonato Mundial de Endurance. O outro carro da equipe Aston
Martin, dividido pelo português Pedro Lamy, pelo francês Fred Makowiecki e pelo
canadense Paul dalla Lana vem logo atrás, na segunda colocação, à frente das
Ferrari F458 e das Porsche 911 RSR.
Pela intimidade maior com o
carro, o brasileiro teve a responsabilidade de fazer a tomada classificatória,
apesar de só ter conseguido dar duas voltas na segunda sessão de treinos livres
por causa da forte chuva. Satisfeito com o resultado, ele elogiou o trabalho em
equipe, mas admitiu que a irregularidade do asfalto atrapalhou seu desempenho.
- Foi uma classificação difícil,
porque o asfalto estava praticamente seco, mas em alguns trechos e nas zebras
ainda estava molhado - analisou o piloto.
No qualifying, o tempo melhorou.
Os carros da GTE foram os primeiros a completar a etapa de 20 minutos, na qual
um sistema determinava o resultado ao fazer a média das duas melhores voltas de
dois pilotos por carro. Pouco depois, logo no início da classificação das mais
velozes categorias de protótipos LMP1 e LMP2, a temperatura despencou 10 graus
e a chuva voltou brevemente, embaralhando o grid. O mais veloz foi o Toyota
TS030-Hybrid LMP1 do austríaco Alexander Wurz e do francês Nicolas Lapierre.
Os resultados finais só foram
confirmados mais de uma hora depois do encerramento do qualifying, em virtude
de uma falha no sistema de cronometragem. A equipe de Bruno ainda estuda a
melhor ordem de pilotos para irem à pista.
- Como eles tem mais experiência
com o carro e andaram mais nos treinos, a tendência é que eu seja o segundo a
pilotar - finalizou.