A VW confirmou na China que
criará uma nova marca para vender carros de baixo custo de produção e preço
baixo nos mercados do BRICS. A montadora indicou inicialmente China, Rússia e
América do Sul como alvos principais, mas deverá atuar também em outros
emergentes.
O ponto de partida do “carro do
povo” do grupo alemão será a China, onde os preços deverão ficar abaixo dos
80.000 yuans ou R$ 24.800, que é o menor preço praticado pela Volkswagen por
lá. A marca alemã terá inspiração na rival Renault/Dacia para direcionar sua
política de baixo preço.
Para a Volkswagen, o sucesso dos
franco-romenos na Rússia e América do Sul, atraiu a atenção da empresa, que
classifica os modelos da Renault/Dacia como bastante adaptados para ter custo
baixo de produção. A imprensa alemã fala em preços a partir de 56.000 yuans ou
R$ 17.400. A entrada no mercado Europeu ficará para um segundo plano, enquanto
que o lançamento deverá ocorrer somente em 2016.
No Brasil, com certeza a
Volkswagen não irá oferecer carros, mesmo que de outra marca, com valor abaixo
dos R$ 21.000 ou R$ 22.000. Acima disso, já teremos o VW Up!. Então, a proposta de uma nova marca,
pelo menos no Brasil, não parece muito boa. Nos países vizinhos, onde os preços
e impostos são menores, uma nova marca é bastante aceitável.