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segunda-feira, 29 de abril de 2013

A história do Chevrolet Opala


Texto: Sérgio Luiz - Presidente do Opala Clube de São José dos Campos


Em 1966 a GM lança o projeto do primeiro carro brasileiro com a marca Chevrolet, "OPALA". O nome é dado pela fusão de dois produtos da GM no exterior (Opel e Impala). Após dois anos de expectativa, o Chevrolet Opala é finalmente apresentado ao público brasileiro, no Salão do Automóvel em 1968, precisamente aos vinte dias do mês de novembro. Ele chega em quatro versões, todos quatro portas - Opala com 4 e 6 cilindros e Opala De Luxo também 4 e 6 cilindros, todos excepcionalmente confortáveis para seis pessoas, bancos dianteiros inteiriços, câmbio de três velocidades à frente com alavanca na coluna de direção, painel com poucos instrumentos, amplo porta malas e boa dirigibilidade.




No ano de 1971 surge o Opala cupê, não possuía colunas laterais, o teto puxado para trás e perfil alongado, assim representava uma imagem mais esportiva, de carros compactos. Em seguida desapareceu a versão SS quatro portas, pois pelo aspecto esportivo era favorável sua apresentação em duas portas. Como opção permanente era oferecido dois tipos de caixa de mudanças: Três velocidades e alavanca na direção, ou quatro velocidades e alavanca no assoalho, onde a segunda opção oferecia maior agilidade, economia de combustível e melhor desempenho, especialmente para os modelos quatro cilindros.




Foi em 1973 que toda linha Opala sofreu a primeira modificação. A que obteve maior resultado foi a da mecânica do 4 cilindros: aumentou-se o diâmetro dos cilindros e reduziu o curso dos pistões. Esse motor recebeu o nome de 151 e apesar da pequena alteração da cilindrada (2474cc), houve um considerável aumento de potência. Também foi introduzido o sistema de transmissão automática, sendo opcional para 6 cilindros, e em 1974 se estendia para os veículos 4 cilindros.




Somente em 1975, o Chevrolet Opala sofre a maior modificação no seu estilo, foram redesenhadas as partes traseiras e dianteiras. O capô recebeu um ressalto central e, para maior segurança, os faróis redondos encaixavam-se em molduras quadradas; as lanternas dianteiras foram instaladas na ponta dos para lamas; a grade dianteira, pintada em preto fosco, agora apresentava dois frisos horizontais. Instalados na parte traseira, quatro lanternas redondas, as duas internas funcionavam apenas como refletores e seu centro branco como luz de ré. A parte interior também sofreu modificações estilísticas.

A Família continuava a crescer: a perua Caravan chegava ao mercado em 1975. Um projeto iniciado em 1971, apresentado em uma única versão 4 cilindros, a perua Caravan, podia receber opcionais como motor 6 cilindros, transmissão automática, câmbio três ou quatro marchas, direção hidráulica ou outros, à escolha do comprador. Lançou-se simultaneamente, nas versões cupê e quatro portas, o Chevrolet Comodoro que substituiria o Gran Luxo. Intitulado como o carro de maior status da linha, normalmente vinha equipado com motor 6 cilindros de 4.100cc, 184 cv de potência e 4000rpm, carburador de duplo corpo, transmissão manual de quatro marchas (ou automática) e direção hidráulica. A GMB lançou um carro especial: O cupê 250S, um carro com maior desempenho que satisfez os compradores de modelos esportivos. Sua maior diferença era a preparação efetuada no motor de 6 cilindros, que tinha a relação de compressão aumentada para 8,0:1, comando de válvulas trabalhado e carburação dupla. A potência passou a ser de 153 cv, superior a antiga, desse modo o Opala 250S obtinha a aceleração de 0 a 100Km/h em apenas 10s.




Surge o Opala em versão básica em duas ou quatro portas de motor 4 cilindros, substituindo os modelos Especial e De Luxo que saia do mercado. O modelo básico estava preparado para aceitar transformações com diferentes opcionais: motor de seis cilindros ou 250S; câmbio de três ou quatro marchas, manual ou automático; e direção hidráulica entre outras modificações. Assim a partir de um modelo básico era possível obter qualquer modelo da linha, desde o antigo Especial até o modelo Comodoro.

Em 1975 os veículos foram equipados ainda com freio a disco nas rodas dianteiras, duplo circuito hidráulico, câmbio de três velocidades na coluna da direção e barra estabilizadora traseira. A mecânica era encontrada em quatro versões: Motor 151básico (4 cilindros, 2474 cc e 90cv); Motor 151 S (4 cilindros, 2474 cc e 98 cv); 250 (6 cilindros, 4098 cc e 148 cv) e 250 S (6 cilindros, 4098 cc e 153 cv). Manteve-se a produção da linha esportiva mais simples - SS 4 cilindros com motor 151S e SS 6 cilindros com mecânica opcional do 250S, lançado em 1976 para se eternizar na mente dos apaixonados.

Em 1978, apesar de poucas mudanças na linha, a Caravan também ganhou sua versão SS. Em 1980 é lançado o Diplomata, top de linha, que contava entre outros com direção servo-assistida e condicionador de ar, como item de série. O Diplomata conquista preferência executiva para aqueles que procuravam total conforto sobre rodas. No ano de 1981, a linha sofre modificações interiores - volante inovado e painel mais atual. Em seguida lança-se a série Silver Star.

No ano de 1983 o câmbio de 5 marchas entra no mercado. As modificações ganham maior impacto deixando o Diplomata com aspecto mais agressivo .




1985, a estética externa do Diplomata ganha largas molduras laterais e faróis auxiliares de longo alcance. Internamente, instrumentos com novo designer e a evolução elétrica para controles dos vidros e retrovisores.




A nova frente, com faróis trapezoidais e lanternas traseiras por toda a largura do veículo é introduzido nos modelos fabricados em 1988, por dentro o volante de três raios escamoteáveis em sete posições e opcionais inéditos como alarme sonoro para lanternas e faróis quando ligados, controle temporizado dos faróis e luz interna, vidros elétricos com temporizador e ar condicionado com extensão para o banco traseiro (Para o Diplomata SE estes itens eram de série). O potente motor 250S a gasolina, somente era oferecido sob encomenda e foi substituído por um modelo alemão, câmbio automático de quatro marchas e bloqueio do conversor de torque.




A fabricação do fenômeno da industria automobilística é encerrada. O último Opala é fabricado, no dia 16 de abril de 1992, saindo de linha a mais poderosa produção de conforto, durabilidade e potência, motivo evidente que deixa até hoje milhares de admiradores, que mesmo após 21 anos o consideram "O Imbatível".





domingo, 28 de abril de 2013

Ford Escort "Concept Car" é mostrado no salão de Xangai








No Auto Shanghai Expo, a Ford Motor Company apresentou o Mondeo, o Fiesta e o Escort Concept para o mercado asiático. Depois de ver os lucros exponenciais na China em 2011, a Ford se comprometeu a trazer 15 modelos para o mercado chinês até 2015.




 O mais emocionante foi o retorno do ícone Escort na forma de conceito. Tal como acontece com a maioria dos conceitos, os detalhes sobre o Escort eram escassos. No exterior, o Escort espelha seus irmãos sedan, com frente inspirada nos Aston Martin  e corpo aerodinâmico. Os representantes da Ford mostraram-se entusiasmados com o conceito.




"Este conceito compacto destaca a força da nossa abordagem global de um Ford ao design do veículo, e representa como podemos fazer uso de nossa linguagem de design global para trazer designs refinados para veículos atingíveis", disse Jim Farley, vice-presidente executivo de Marketing Global de Vendas e Serviço da Lincoln / Ford Motor Company. "Concebido com o consumidor chinês em mente, o novo conceito Escort tem o potencial de fortalecer o nosso portfólio de produtos aqui na China, aproveitando as oportunidades de diversificação no segmento de carros compactos."

Mais conhecido nos EUA como o Fusion, o Mondeo fez sua primeira aparição após a fusão no ano passado no Detroit Auto Show . O Mondeo, no entanto, foi atualizado para o mercado externo. ". Detalhes minimizados no painel, materiais de toque suave e um console central com foco no motorista". Dentro do interior atualizado, engenheiros enfatizaram a ergonomia para  condutor e passageiros. O Mondeo contará com duas versões de motor EcoBoost da Ford, um 1,5 litro e outro 2,0.



Para o mercado de carros pequenos, a Ford  oferece um Fiesta atualizado. O compacto virá equipado com "sistema de conectividade SYNC ® no carro que suporta tanto Inglês quanto Mandarim, um motor a gasolina de quatro cilindros de 1.5 litros ágil e eficiente, e câmbio automático PowerShift de seis velocidades. Seu irmão mais esportivo, o Ford Fiesta ST , vem com características inspiradas em carros de corrida: um motor de quatro cilindros EcoBoost de 1.6 litros que vai de  0-100 Km/h em 6,9 segundos, suspensão modificada, freios atualizados, e melhor Controle de Torque Vectoring.

Renault Duster ganha customização luxuosa







O Renault Duster ganhou um ar luxuoso após cerca de R$13 mil em customizações da preparadora indiana DC Design. Por fora, o utilitário ganhou uma nova pintura em preto fosco, faróis de LED e uma nova grade frontal.




Já na parte interna, o grande diferencial é o revestimento que imita couro e madeira e um sistema multimídia com telas de inclinação para entreter quem viaja atrás. Para ampliar o conforto, o banco da esquerda pode virar uma cama quando o assento dianteiro é dobrado. Também há um grande console central entre os bancos traseiros, que foram reduzidos a dois lugares, cedendo mais espaço aos ocupantes.



sexta-feira, 26 de abril de 2013

Novo Nissan March/Micra será fabricado pela Renault







A Renault entrou em um acordo com a parceira Nissan e acertou a produção da nova geração do March (Micra na Europa) na fábrica da marca francesa em Flins (França). A produção do carro começa no início de 2016 inicialmente com 82 mil unidades por ano. De acordo com a Renault, a Nissan é que fez o pedido sobre a montagem do novo March.




A decisão aumenta a eficiência da maior fábrica da Renault na França. Com o novo acordo, a unidade de produção em Flins passará a produzir 710 mil unidades por ano, o que representa um acréscimo de 180 mil unidades. Lançado em 2010, a atual geração do March é feito sobre a mesma plataforma do Clio.    

Bugatti mostra o Veyron Grand Sport Vitesse World Record Car, o mais rápido do mundo !







O carro mais veloz do mundo está exposto no Salão de Xangai, que acontece até 29 de abril, na China. A Bugatti expõe no evento o Veyron Grand Sport Vitesse World Record Car (WRC), que alcançou uma velocidade máxima de 404 km/h e teve o recorde registrado pela empresa de certificação alemã Technical Inspection and Certification.




A configuração dos modelos de produção inclui um motor 7.9 W16 quadriturbo a gasolina que entrega 1.216 cv e 152,9 kgfm de torque. O conjunto é ligado à um câmbio de dupla embreagem de sete velocidades.




Apenas oito unidades do conversível serão produzidas, cada uma com um preço inicial de R$ 5,1 milhões.



quinta-feira, 25 de abril de 2013

VW Golf MK7 ganha três pacotes R-line para o mercado Alemão






O Volkswagen Golf 7 ganhou três pacotes de personalização R-Line na Alemanha. São kits para exterior, interior e um esportivo. O primeiro kit R-Line entrega spoilers nos para-choques, saias laterais, difusor de ar preto, grade em preto brilhante, tudo de escape cromado, entre outros. O preço sugerido é de € 995 para a versão Highline e € 1.180 para a Comfortline.




O interior do R-line oferece bancos esportivos com logomarca “R-Line”, detalhes em alumínio no painel e portas, pedais e soleiras em aço inox, iluminação ambiente e acabamento em cor preta. A logo R-Line também vem no volante multifuncional em couro, no painel e alavanca de câmbio. Custa € 640 na versão Comfortline , podendo-se  acrescentar couro Vienna a partir de € 1.755.




O pacote esportivo R-Line agrega suspensão com ajuste mais rígido e menor altura, direção mais direta e vidros escurecidos. O pacote custa € 530 nas duas versões. As rodas de liga leve aro 18 Salvador são oferecidas em qualquer kit do R-Line.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Substituto do C4 Pallas, Citroën C4L tem produção iniciada na Argentina.




O C4L é um salto de evolução se comparado ao C4 Pallas, carro que substituirá. Suas linhas são equilibradas e passam um ar mais moderno do que as do atual sedã médio da marca francesa. O carro será feito na fábrica de El Palomar, mesma planta de onde saem os atuais C4 hatch e C4 Pallas vendidos no Brasil.




A expetativa  é de que o modelo chegue ao Brasil em julho.  O futuro sedã médio argentino ganhará câmbio automático de seis marchas também na versão com motor 2.0 16V Flex (151 cv), além de na opção topo de linha, equipada com o propulsor 1.6 THP de 165 cv.