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domingo, 17 de março de 2013

Raikkonen usa estratégia, surpreende e vence a abertura do Mundial


O finlandês Kimi Raikkonen foi o primeiro piloto  a vencer na temporada de 2013 da Fórmula 1. Na madrugada deste domingo, o piloto da Lotus utilizou uma estratégia diferente da escolhida pela maioria dos adversários, fez apenas duas paradas para trocas de pneus, e venceu o Grande Prêmio da Austrália, prova que abriu o Mundial da categoria.








Largando da sétima colocação e com pneus supermacios, Raikkonen resolveu fazer uma parada a menos do que seus principais concorrente, beneficiado pela baixa degradação dos compostos no carro da Lotus. A estratégia deu certo e ele conquistou a vitória com vantagem segura sobre o espanhol Fernando Alonso e o alemão Sebastian Vettel, que também subiram ao pódio.




O brasileiro Felipe Massa fez boa corrida em Melbourne e chegou a ocupar a segunda colocação durante o primeiro trecho da prova, mas acabou caindo na classificação e foi o quarto a receber a bandeira quadriculada. O inglês Lewis Hamilton, em sua estreia pela Mercedes, e o local Mark Webber completaram a lista dos seis primeiros colocados.


                             Massa fez homenagem ao "barão" Wilson Fittipaldi, pai de Émerson Fittipaldi, que faleceu recentemente.


A segunda etapa do Mundial de Fórmula 1 é o Grande Prêmio da Malásia, já no próximo domingo, 24 de março. Em 2012, a corrida foi vencida por Fernando Alonso com Sergio Pérez, então na Sauber, e Lewis Hamilton completando o pódio.

A prova

O Mundial de 2013 da Fórmula 1 começou com um carro a menos no grid do que o esperado. A Sauber de Nico Hulkenberg apresentou problemas em sua bomba de combustível e a equipe suíça decidiu retirar o piloto da prova apenas minutos antes de seu início.





Quando as luzes vermelhas finalmente se apagaram na reta do circuito de Albert Park, Sebastian Vettel não teve problemas para manter a primeira colocação, mas foram os representantes da Ferrari que mostraram maior oportunismo ganhando duas posições cada. Felipe Massa pulou para a segunda colocação, logo à frente de Fernando Alonso.

O espanhol passou a pressionar o brasileiro, que resistiu bem aos ataques de seu companheiro de equipe, mesmo quando foi liberado o uso da asa traseira móvel. Na quinta volta, o britânico Jenson Button foi aos boxes para colocar os pneus médios, por conta da alta degradação dos supermacios.

O movimento do piloto da McLaren logo foi imitado pelos ponteiros da corrida, que já apresentavam perda de rendimento pela deterioração dos compostos. Vettel sofreu com a queda de ritmo de sua Red Bull e viu os ferraristas se aproximarem até entrar para a troca de pneus no fim do sétimo giro em Albert Park.

Massa foi aos boxes na volta seguinte, retornando à pista atrás do alemão, mas garantiu sua vantagem sobre Alonso após o pit-stop do espanhol. O piloto europeu da Ferrari alterou sua estratégia e antecipou sua segunda parada para o 20º giro em Melbourne. A tática deu certo e ele ganhou as posições de Sebastian Vettel e Adrian Sutil quando os alemães também trocaram compostos.

A escuderia italiana chamou Massa para os boxes apenas no 23º giro e devolveu o brasileiro à pista atrás de Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton, ambos com tática de menos paradas, Alonso, Vettel e Sutil. Mesmo prejudicado pela estratégia da Ferrari, o piloto paulista seguiu andando em ritmo forte, mas não consegui ultrapassar o alemão da Force India e acabou perdendo contato com os rivais à frente.

A ideia de fazer menos trocas de pneus deu certo para Raikkonen, que parou novamente no 34º giro em Albert Park e voltou à pista na quinta posição, logo atrás de Massa. Sem conseguir passar Sutil na pista, o brasileiro antecipou seu último pit-stop e voltou a ter condições de brigar com Vettel. Quando os outros ponteiros realizaram a terceira parada, o finlandês assumiu novamente a ponta.

Sem ser ameaçado por Vettel, Alonso iniciou a caçada a Kimi Raikkonen pela primeira colocação, mas o piloto da Lotus seguiu em ritmo forte e sustentando vantagem confortável sobre o espanhol até receber a bandeira quadriculada para conquistar sua segunda vitória na F-1 após o retorno à categoria na temporada passada.

Veja a classificação do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1:
1: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
2: Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
3: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
4: Felipe Massa (BRA/Ferrari)
5: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
6: Mark Webber (AUS/Red Bull)
7: Adrian Sutil (ALE/ Force India)
8: Paul Di Resta (ESC/Force India)
9: Jenson Button (ING/McLaren)
10: Romain Grosjean (FRA/Lotus)
11: Sergio Pérez (MEX/McLaren)
12: Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
13: Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)
14: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
15: Jules Bianchi (FRA/Marussia)
16: Charles Pic (FRA/Caterham)
17: Max Chilton (ING/Marussia)
18: Giedo van der Garde (HOL/Caterham)

Não completaram:
Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Pastor Maldonado (VEN/Williams)

Não disputou:
Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)

* Fonte: gazetaesportiva.net

sábado, 16 de março de 2013

quarta-feira, 13 de março de 2013

Vídeo do dia: Opala 6 cilindros com triplo Weber


Os carros mais vendidos no Brasil em fevereiro





Em seu pior desempenho desde janeiro de 2010 (15.893), o VW Gol (15.715) se manteve na ponta entre os automóveis, mas viu a vantagem sobre o 2º colocado, o Fiat Palio (13.131) – que superou o Fiat Uno (11.109) – cair para pouco menos de 2,6 mil unidades, contra mais de 4,3 mil em janeiro. Veja o ranking dos carros mais vendidos em fevereiro de acordo com os dados da FENABRAVE.




O grande destaque do mês, sem dúvidas, foi o Hyundai HB20. O hacth da marca sul-coreana conquistou a preferência de 10.179 consumidores e saltou da 8ª posição de janeiro para a 4ª posição menos de 6 meses após seu lançamento.





O também novato Chevrolet Ônix (9.037) manteve a 5ª posição do início do ano e deixou o VW Fox / Crossfox (8.595) fora do top 5 após um longo período.



Outros destaques:
- VW Voyage (8º) se aproximando do Fiat Siena (7º) entre os sedãs pequenos;
- Chevrolet Classic (11º) fora do top 10;
- Honda Civic (13º) na ponta entre os sedãs médios;
- Toyota Etios Hatch (21º) com novo recorde;
- Briga apertada entre Ford Focus (23º) e Chevrolet Cruze Hatch (25º) entre os hatches médios;
- Renault Clio (26º) à frente do Nissan March (27º);
- Toyota Etios Sedan (28º) à frente do Nissan Versa (30º); e
- JAC J2 no top 50.

Confira agora os resultados dos 50 automóveis que mais se destacaram em fevereiro:

RANKING DE AUTOMÓVEIS
1º VW GOL:   15.715
2º FIAT PALIO:  13.131
3º FIAT UNO:  11.109
4º HYUNDAI HB20:  10.179
5º CHEVROLET ONIX:   9.037
6º VW FOX / CROSS FOX:   8.595
7º FIAT SIENA:   6.820
8º VW VOYAGE:   6.146
9º FORD FIESTA:  5.550
10º CHEVROLET CELTA:  5.421
11º CHEVROLET CLASSIC:  4.581
12º RENAULT SANDERO:  4.512
13º HONDA CIVIC:  3.978
14º CHEVROLET COBALT:  3.852
15º FIAT PUNTO:  3.313
16º FORD KA:  3.174
17º TOYOTA COROLLA:  3.038
18º HONDA FIT:  3.009
19º CITROËN C3:  2.651
20º CHEVROLET SPIN: 2.456
21º TOYOTA ETIOS Hatch:  2.218
22º HONDA CITY:  1.894
23º FORD FOCUS:  1.856
24º CHEVROLET AGILE:  1.828
25º CHEVROLET CRUZE Hatch: 1.800
26º RENAULT CLIO:  1.759
27º NISSAN MARCH:  1.735
28º TOYOTA ETIOS SEDAN:  1.710
29º CHEVROLET CRUZE SEDAN:  1.552
30º NISSAN VERSA:  1.463
31º FORD FIESTA SEDAN:  1.456
32º FIAT IDEA:  1.358
33º RENAULT FLUENCE:  1.179
34º PEUGEOT 207: 1.067
35º VW GOLF:  1.026
36º VW JETTA: 940
37º VW SPACE FOX: 912
38º RENAULT LOGAN: 889
39º FIAT DOBLO: 870
40º PEUGEOT 308: 831
41º VW POLO SEDAN:  802
42º HYUNDAI I30: 779
43º CHEVROLET SONIC:  776
44º FIAT PALIO WEEKEND: 752
45º FIAT BRAVO : 727
46º JAC J2 :642
47º PEUGEOT207 SEDAN: 594
48º CITROËN C3 PICASSO: 513
49º CHEVROLET SONIC SEDAN: 511
50º VW POLO: 505



          Fonte: FENABRAVE

Novo Peugeot 208 tem lançamento previsto para o mês de abril próximo


A Peugeot do Brasil já oferece um site específico  para o Novo Peugeot 208 – que será lançado oficialmente em abril.




No site já estão disponíveis as especificações oficiais do 208 brasileiro. Assim,  sabemos que o carro terá como diferenciais externos faróis com DRL a LED, função Luz Diurna (DRL) com LED, rodas diamantadas de aro 16", faróis de neblina, ponteira de escapamento cromada e detalhes cromados nos vidros e para-choques.




No interior, dependendo da versão, o Peugeot 208 contará com teto de vidro panorâmico, volante de diâmetro reduzido, painel de instrumentos em posição elevada com matriz LCD, central multimídia integrada ao painel e volante revestido em couro.



No que respeita aos itens de segurança, o modelo francês oferecerá airbag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, cintos de 3 pontos para todos os passageiros, apoio de cabeça para todos os passageiros, estrutura da carroceria com deformação programada e coluna de direção telescópica.

O modelo também contará com sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, sensor de chuva, sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis, computador de bordo completo e alarme.

O motor é o quatro cilindros 1.6L com comando de válvulas variável e tecnologia FlexStart - que dispensa o uso do tanque auxiliar de gasolina para partida a frio


A central multimídia touchscreen de 7" integrada ao painel vem com rádio MP3 USB Bluetooth, conectividade para iPod e entrada Jack, navegação touchscreen e ainda tem comandos do rádio e do telefone no volante.




Os itens de conforto são ar condicionado automático digital dual-zone, direção com assistência elétrica progressiva, vidros e retrovisores elétricos, piloto automático e apoio de braço dianteiro, além de câmbio automático com comando para troca de marchas na coluna de direção.



PREÇOS:

O Peugeot 208 será vendido em três versões : Allure, Feline e Griffe, seguindo a mesma linha das configurações do Peugeot 408 - e preços bastante próximos ao do Citroen C3 (carro com o qual compartilha a plataforma e motores).








A versão básica será o Peugeot 208 Allure, com motor 1.6 de 93 CV,  acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades e preço na casa dos R$ 42.000 .

O 208 Feline será o intermediário, por R$ 45.000, com a possibilidade de optar pelo motor 1.6 16V de 122 cavalos.

O top de linha será o 208 Griffe, equipado sempre com  o motor 1.6 16V,  por R$ 50.000 reais, sendo que tanto o Feline quanto o Griffe, ambos com motor 1.6 16V, disponibilizarão, opcionalmente,  o câmbio automático de quatro marchas, com opção de trocas sequenciais e trocas no volante .




Haverá, ainda, uma versão especial limitada de lançamento (Premier - com preço de R$ 54.990 reais) chegará às mãos dos primeiros consumidores em 13 de março.

Golf geração 7 terá versões exclusivas para Canadá e EUA


A Volkswagen confirmou que durante o próximo Salão do Automóvel de Nova York vai estrear versões exclusivas do novo Golf VII para os EUA e Canadá, incluindo a versão GTi.






Três opções de motor serão oferecidas nestes países: o 1.8 TSI em versões de entrada, o 2.0 TSI na versão GTi e as versões a diesel utilizarão o 2.0 TDI CR.






O bom e velho 2.5L de 170 cv não será mais oferecido nos modelos básicos, dando lugar ao 1.8L TSI, que é muito mais moderno e melhor em todos os aspectos.









As novas versões do Golf serão apresentadas no Salão de Nova York 2013, porém só estarão disponíveis para venda no primeiro trimestre de 2014.

terça-feira, 12 de março de 2013

segunda-feira, 11 de março de 2013

Opala Gran Luxo


Fonte: Garagem do Bellote



                                                                                                                         




O Opala conquistou corações e mentes em sua longa trajetória e uma legião de fãs em todo o país. Carro de família, esportivo ou servindo como meio de transporte oficial de vários órgãos de governo fez parte da paisagem das cidades por mais de trinta anos, e o primeiro representante desse saudoso modelo chega cheio de estilo. E não poderia ser diferente.


         


O exemplar Gran Luxo, cupê, ano 1973, verde-menta, com câmbio de quatro marchas no assoalho e ar-condicionado de fábrica esbanja categoria,  inclusive,  ostenta com todo o orgulho as placas pretas emitidas pelo Clube do Opala de São Paulo. Reinaldo Silveira, dono da máquina, contou tudo sobre o clássico. “Ele foi adquirido no dia 31 de julho de 2008 e passou por uma revisão completa de quatro meses com o João Rondini ”, revela. “E ainda possui manual do proprietário e chaves originais”, salienta.

                                                              


O propulsor de seis cilindros ganhou fôlego extra. “Foi feita e substituição de carburador/coletor de admissão/comando de válvulas/tuchos, transformando o motor de 4,1 litros, de 140 cv brutos, em 250-S, de 171 cv brutos (tenho todos os componentes que foram substituídos). Os pneus são Pirelli P3000 com faixas brancas (205/70 R 14), com estepe Firestone Campeão Supremo (6.45/14”), enfatiza o dono.

                                                                



A chegada até o Gran Luxo foi curiosa. “Tenho um Charger R/T 78 e um Maverick GT Quadrijet 74. Meu interesse era um Opala SS 6 para completar a trinca dos grandes esportivos nacionais dos anos 70. Procurei muito, mas não encontrei nenhum que estivesse em condições tão boas. Agora, quando puder, ainda quero um SS 6, mas vai ser difícil me desfazer deste Gran Luxo”, conta com bom humor.







 Andando pelas ruas é possível perceber que a elegância do modelo é notada. Olhares, indicadores apontando em sua direção e gente dando volta no quarteirão pra ver mais de perto. Como diz o ditado: quem foi rei nunca perde a majestade. Uma verdade incontestável no caso do Opala.


                                                                                                                                                    

domingo, 10 de março de 2013

Chega as concessionárias o novo Chevrolet Prisma 2013





 O novo modelo surgiu com um design bem inovador para estrear no ano de 2013. A Chevrolet pretende alavancar as vendas do modelo  e entrar na lista dos mais vendidos de 2013.



A novidade agora é a estrutura que o novo Prisma 2013 usa, que é a mesma base mecânica do Chevrolet Onix , acompanhado dos motores SPE\4  1.0 e 1.4 (de 80 cv e 106 cv, respectivamente), uma segunda versão do modelo terá opção de  câmbio automático de seis marchas, mas isso em um breve futuro.



O novo Novo Prisma 2013 conta com airbags frontais e freios ABS que serão acessórios de série desde o modelo básico. Os preços do Novo Prisma 2013 ficarão entre R$ 34.495 e R$ 46.990,  sem contar com a elevação do IPI.

Hyundai lança o HB20S, sedã do popular HB20


 O Hyundai HB20S, versão sedã do popular coreano, estará disponível para venda a partir do dia 20 de abril com preços entre R$ 39.495 e R$ 53.995. A previsão da Hyundai é vender 40.000 unidades dessa versão sedã nos próximos 12 meses, uma média de 3.333 unidades por mês, com mix de vendas de 60% para versões 1.6 e 40% para versões 1.0.

As versões disponíveis serão Comfort Plus 1.0, Comfort Style 1.0, Comfort Plus 1.6, Comfort Style 1.6 e Comfort Premium, estas duas últimas com opção de câmbio manual ou automático.

O modelo tem porta-malas de 450 litros. Hoje a Hyundai já tem 150 concessionárias, e a meta é chegar a 180 em 2013. As revisões serão feitas nessas concessionárias a cada 10.000 km ou anualmente. A garantia é de 5 anos, e ao atingir 60.000 km o proprietário do 1.0 terá gasto 1.624 reais com revisões. Já o dono de uma unidade 1.6 terá desembolsado 1.756 reais.

Está chegando a nova geração do VW Santana


A Volkswagen finalmente apresenta a nova geração do Santana. O lançamento acontece primeiro para o mercado chinês, onde o sedã tem 29 anos de história e é um sucesso de vendas. Por aqui ele deve voltar entre 2013 e 2014, para se posicionar abaixo do Jetta e ocupar o lugar do Polo Sedan.




Visualmente, o novo Santana é semelhante e tem porte muito próximo ao do Jetta, mas se diferencia pelas opções mecânicas e equipamentos para ficar em um segmento inferior e oferecer preços mais acessíveis. O novo sedã será produzido pela Shangai Volkswagen e contará com espaço bom espaço interno, além do porta-malas de 480 litros. Compartilhando a mesma plataforma do Novo Polo e Skoda Rapid, o Santana mede 4,47 metros, tem distância entre-eixos de 2,60 metros e será equipado com os motores 1.4 de 90 cv e 1.6 de 110 cv da nova série EA211, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis.




Ele terá três versões na China: Trendline, Comfortline ou Highline, e poderá contar com airbags de cortina, ABS, controle de estabilidade, ar digital, teto solar elétrico e sensores de estacionamento, entre outros itens.



No Brasil, o Santana, sucesso da marca nos anos 80 (quando contava com acabamento superior, muitas inovações e até câmbio automático), passará a ter um novo papel por aqui. A produção deve começar até o final de 2013, provavelmente utilizando a mesma mecânica do VW Voyage e posicionado abaixo do Jetta para concorrer com Chevrolet Cobalt e Nissan Versa

A melhor volta de um piloto na história da Fórmula 1


Para muitos analistas, foi a volta mais espetacular de um piloto na história da Fórmula-1. Chovia, Ayrton Senna largou em quarto lugar, caiu para quinto na saída, estava atrás de quatro carros muito melhores na ocasião e, mesmo assim, tratou de recuperar posições. Passou todos os que estavam a sua frente e, antes de completar a primeira volta, estava na liderança – posição que manteve até a bandeirada.
O vídeo abaixo mostra exatamente este momento inesquecível em Donington Park, Inglaterra, no GP da Europa de 1993. A escolha do circuito, como você verá, foi criticado pela imprensa inglesa porque ele não teria pontos de ultrapassagem. Senna mostrou que havia, sim.
Assista então a este momento mágico de um piloto insuperável:



sábado, 9 de março de 2013

E para encerrar o dia com chave de ouro, um legítimo motor Ford 302 V8 roncando nesse lindo Maverick.


Cronologia do Fusca


   Para alguns um projeto arcaico, para outros um projeto eterno, feito pra durar, o Fusca, feito a principio a pedido de Hitler a Ferdinand Porsche, o velho "beetle" foi nomeado Volkswagen, nome que, como todos sabem, provém do idioma alemão e significa "Carro do Povo". Depois foi nomeado "Volkswagen Sedan" e, partindo de um apelido nascido no Brasil, acabou sendo nomeado oficialmente aqui em terras tupiniquins como "FUSCA".
   
   Vamos aqui dar um resumo o mais breve possível:

Ferdinand Porsche desenvolveu um projeto na sua própria garagem, em Stuttgard, Alemanha. O primeiro projeto do fusca era equipado com um motor dois cilindros, refrigerado a ar, que tinha um rendimento péssimo, como se pode imaginar. Criaram o motor quatro cilindros, opostos dois a dois, refrigerados a ar, com suspensão independente dianteira, que funcionava através de barras de torção. foi um projeto ousado e revolucionário pra época, pois até então os carros eram feitos com motores refrigerados a água e com suspensões que utilizavam feixe de molas ou molas helicoidais.

Lançado oficialmente em 1935, pelo então projetista Ferdinand Porsche, o Volkswagen podia ser comprado por quase todos, ao preço de 990 marcos, e era equipado com motor refrigerado a ara e sistema elétrico de seis volts, cambio seco de quatro marchas. Até então, só se fabricavam carros com caixa de câmbio inferior a três marchas.

Daí, as evoluções foram constantes. sistema de freios a tambor, caixa de direção tipo "rosca sem fim", evoluções estéticas como quebra-vento, lado abertura das portas ( no inicio as portas abriam do lado oposto), saída única de escapamento, estribo, entre outras.

Em 1936, já reformulado e com bastantes semelhançãs com o Fusca de hoje, o Volkswagen era equipado com duas pequenas janelas traseiras. em 1937, existiam 30 outros modelos sendo testados na Alemanha. E a partir de 1938, iniciou-se a construção, em Hanover, de uma fábrica na qual o Volkswagen seria fabricado em série.

Em 1939, devido ao inicio da Segunda Guerra Mundial, o Volkswagen acabou virando veículo militar. Derivados do fusca, como jipes e até um modelo anfíbio (Shwinwagen, atualmente existem três no mundo, e um no Brasil). A mecânica também havia mudado. Virabrequim, pistões, válvulas, o motor de 995 cc e 19 cv   passou  a ser de 1.131cc e 26 cv. Mais de 70 mil unidades militares foram produzidas.



Término da Segunda Guerra Mundial, a fábrica que estava sendo construída em Hanover encontrava-se quase que inteiramente destruída. Seus projetistas, ninguém sabia por onde andavam. E de suas versões militares, ninguém mais precisara. Por pouco não foi o fim do Volkswagen. até um major inglês, Ivan Hirst, redescobrir o Volkswagen, e resolver "adotá-lo", entre os escombros da antiga fábrica, a versão original do VW passou a ser reaproveitada.

Retomada sua fabricação, o Volkswagen passou a ser utilizado em serviços de primeira necessidade, escassos naquela época, como correio, atendimento médico etc. Em 1946, portanto um ano depois, já existia 10 mil VW's em circulação. Em 1948, existiam 25 mil, sendo 4.400 para exportação. Em 1949, o fusca já teria seu próprio mercado nos EUA.

Basicamente, o Fusca até então era um projeto que havia dado certo, até meados de 1956, quase nada havia mecanicamente mudado de seu projeto original. Independente de seu projeto mecânico, a aparência haveria mudado bastante. Em 1951, havia duas janelas repartidas na parte traseira, chamadas de "split window". Em 1953, o Fusca surgia com "quebra-ventos" nas janelas laterais. E a partir da segunda série deste ano, a janela traseira se resumia a uma única, em formato oval. Neste mesmo ano, o Fusca começou a ser montado no Brasil, com peças vindas do exterior. E em 1959, ele começou a ser fabricado todo no Brasil.



Em 1960, o sistema de sinaleiras (pisca-pisca) deixa de ser uma barra na coluna lateral central (bananinha) para ser agregadas as lanternas traseiras, juntamente com as luzes de freio e lanterna, e também a saída de escape passa a ser dupla. e assim as mudanças foram surgindo. O câmbio deixa de ser "seco' e passa a quatro marchas sincronizadas, o mesmo que existe até hoje. Em 1967, o Fusca passa por uma importante mudança: ganha motor 1.300cc ao invés do 1,200cc que o equipava até então. Os aros das rodas também receberam furos para melhor ventilação do sistema de freios. Já em 1968, foi provado que o sistema de 6 volts que o equipava não se mostrava eficiente, assim o fusca ganhara um novo sistema elétrico 12 voltas, e a caixa de direção passa a ter lubrificação com graxa.



Em 1970, o Fusca sofreu uma grande transformação. continuando com a versão 1.300cc, surgiu a versão 1.500cc, essa com 52cv (SAE) de potência, sendo carinhosamente apelidado de "Fuscão". Para essa versão, o Fusca também recebeu uma barra compensadora no eixo traseiro, com a finalidade de dar maior estabilidade, Esteticamente, o capô ganhou aberturas para maior ventilação, vovas lanternas e novos cintos de seguranças. como opcional, tinha freio a disco na dianteira. Mais mudanças vieram em 1973. o novo sistema de carburação, com carburadores recalibrados para menor consumo e novo distribuidor vácuo-centrífugo deram mais ênfase ao carro que sem dúvida era um sucesso total. Nunca vendeu tanto Fusca no  Brasil como em 1974. O carro teve uma produção de 239.393 unidades somente em 1974. comparada a produção de 1969 que era de 126.319, foi um impressionante salto nas vendas. tudo provava o absoluto sucesso do fusca. Foi também naquela época que surgiu o fusca com motorização 1.600-S que rendia 65 cv  (SAE) com dupla carburação. As mudanças mecânicas para aquele ano eram o eixo dianteiro com bitola mais larga e a mudança estética foi o maior pára-brisa para as versões 1.300 e 1.500.

Em 1975, a linha VW foi ampliada com a chegada do novo motor 1.300-L e o modelo 1.600 passou a ter a alavanca de cambio mais curta e filtro de ar do carburador de papel. Outras alterações também vieram, como painel, espelhos retrovisores e outras apenas estéticas. em 1978, o bocal do tanque de combustível passou a ser do lado externo do carro, e não dentro do porta-malas como era até então. Em 1979, a lanternas traseiras ganharam nova forma, e pelo seu grande tamanho, essa versão, a partir daquele ano foi apelidada de "Fafá" (em alusão aos grandes seios da cantora Fafá de Belém). Em 1983, adota-se o nome oficial de "FUSCA". Com algumas poucas inovações como caixa de câmbio "life time"( dispensa troca periódica de lubrificante), ignição eletrônica nos modelos a álcool, bomba de combustível anticorrosiva, válvulas termo-pneumáticas nas entradas dos filtros de ar ( Com função de melhoras a temperatura do ar aspirado afim de melhorar a queima da mistura).

Mas no ano seguinte, portanto em 1984, muda tudo. a versão 1.300 do fusca desaparece. Surge um novo 1.600, com pistões, cilindros e cabeçotes redesenhados, além de novas câmaras de combustão, o novo motor rendia 46 cv a 4.000 RPM e torque máximo de 10,1 kgf/m a 2.000 RPM. Agora a medição foi feita no método DIN e não mais no SAE. Equipavam também a versão novos freios a disco na dianteira e barra estabilizadora traseira redesenhada para melhor performance aerodinâmica.

Mas foi em 1986 que -temporariamente- acabou-se a carreira do fusca. Embora o México ainda continuasse produzindo, no Brasil sua linha de montagem chegara ao fim. até que em 1993, a pedido do então presidente do Brasil, Itamar Franco. o fusca volta novo de novo. Na segunda fase de 1993, sem mudanças na carroceria nem no motor, o Fusca  ganhou pára-choques na cor do carro, canalizador com uma única saída de escape no pára-lamas esquerdo, estofamentos novos, volante novo e muitos outros detalhes de acabamento, inclusive opcionais.

Quando todos não acreditavam no sucesso relançamento do fusca, as vendas foram mais que animadoras. chegou-se a produzir mais de 40 mil novos Fuscas. Até sua oficial parada de fabricação anunciada em julho/1996 o fusca deixou mais fãs pelo caminho.

Para comemoração da sua última série de fabricação, foram feitos os últimos 1.500 fuscas carinhosamente dados numa versão "FUSCA OURO" ( foto ao lado), e os últimos 1.500 proprietários dos fuscas "OURO" tem seus nomes guardados em um "Livro de ouro da VW". Um fusca Série Ouro é facilmente identificado, pois neste seu último modelo a VW superequipou esteticamente a versão com estofamentos do Pointer GTI, desembaçador traseiro, faróis de milha, painel com fundo branco, vidros verdes (75% transp.), esta foi a série gala do querido carrinho. 

Em 2003, o fusca encerrou sua produção mundial por definitivo, no México, lá criaram a série "Última Edicion", conforme fotos abaixo.




sexta-feira, 8 de março de 2013

Projeto de fábrica: VW Saveiro Rocket 1.4 TSi


Substituta da Kombi, volkswagen Transporter chega em 2013


A Volkswagen do Brasil prepara a importação do utilitário Transporter T5 para substituir a Kombi - Carro que sairá de linha em dezembro, apesar de ainda vender cerca de 2.000 unidades mensais, em decorrência de sua incompatibilidade com as novas exigências legais de segurança.






O primeiro modelo que chega será a Multivan Comfortline, com motor a gasolina, 2.0 turbo de 204cv, câmbio automatizado e lugar para sete passageiros.





Posteriormente chegam as versões mais básicas, com a Transporter T5, com motor o mesmo motor 2.0 aspirado de 115cv que equipa versões do Golf.

A Volkswagen Transporter é sucessora da Volkswagen Kombi na Alemanha, onde o carro já está em sua terceira geração de evolução, sendo que no Brasil terá a missão de disputar mercado com Fiat Ducato e Renault Master.






Assim, os modelos que chegarão ao Brasil serão três: furgão com entre-eixos curto (2.0 aspirado + câmbio manual), passageiros curto e passageiros com entre-eixos longo (em ambos os casos com motor 2.0 Turbo + Câmbio Automático).







É claro que o termo "substituta da Kombi" é apenas retórico, pois esse utilitário, importado e bem mais sofisticado, será significativamente mais caro que a Kombi, posicionando-se em um segmento de mercado superior.

Fonte: AutoSegredos